Desporto

Albufeira recebe 32º campeonato do mundo de clubes de pesca desportiva

Depois de se ter realizado pela última vez em maio do ano passado, em França, é agora a vez de Albufeira acolher os melhores atletas do mundo para mais um Campeonato do Mundo de Pesca Desportiva. A 32ª edição da competição é organizada conjuntamente pela Confederação Internacional de Pesca Desportiva (CIPS), pela Federação Portuguesa de Pesca Desportiva (FPPD) e pela Associação Regional de Pesca Desportiva do Algarve (ARPDA), e conta com o apoio da Câmara Municipal de Albufeira e do Instituto Português do Desporto e Juventude, IP (IPDJ). O presidente do Município admite estar “ansioso pelo começo da competição”, e salienta a “importância de trazer regularmente este tipo de eventos para Albufeira”.

Em competição vão estar 224 atletas de países como Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Gibraltar, Países Baixos, e Itália. Portugal também estará representado por dois clubes da região do Algarve (Grupo Desportivo e Recreativo de Olhos d’Água e Sport Clube Escanchinas de Almancil), em quem José Carlos Rolo deposita “uma enorme confiança na conquista de uma boa posição na classificação final”.

programa do 32º Campeonato do Mundo de Clubes de Pesca Desportiva arranca já no próximo dia 22 de março, com a receção às equipas. Para o dia seguinte (23), está previsto um desfile das formações em competição pela cidade, seguido de um jantar. O dia 24 será dedicado a sessões de treino, na Praia do Garrão, que antecedem o começo da 1ª ronda, agendado para o dia 25 de março, na Praia dos Salgados. As rondas seguintes prolongam-se até dia 28 de março, e levam os atletas até às praias da Falésia e da Rocha Baixinha. É nestes locais que se disputa a 4ª e última ronda, com início marcado para as 10h00 do último dia da competição (28). 

Além das mais de duas centenas de atletas, a competição traz a Albufeira elementos das estruturas das várias equipas, bem como pessoas associadas ao staff da organização. O acolhimento da competição implica uma logística complexa, em preparação há já vários meses, e insere-se na estratégia do Município para fazer face à sazonalidade da época turística. Para o vice-presidente do Município e vereador com o pelouro do desporto, Cristiano Cabrita, “o Município tem revelado uma grande capacidade de receber eventos desportivos numa base regular e tem procurado acolher competições que se realizem em plena época baixa, entre novembro e abril”. Em vésperas de receber de Matosinhos o testemunho de Cidade Europeia do Desporto, o autarca destaca ainda a importância de “trabalhar em conjunto com os agentes económicos do concelho para tirar o melhor proveito deste tipo de iniciativas”.

O 32º Campeonato do Mundo de Clubes de Pesca Desportiva termina no dia 28 de março, com a realização de uma Gala de encerramento, a partir das 20h00. Antes disso, as melhores equipas serão distinguidas numa cerimónia de entrega de prémios, que tem início previsto para as 19h00.