Começa agora a nova vida da Seleção Nacional sub-15 Feminina, que engloba atletas nascidas entre 2010 e 2011, com Sofia Osório a comandar os destinos da mais jovem equipa de formação das Quinas. Durante a presente temporada, o principal objetivo é observar o maior número de atletas nos Centro de Treino Nacionais Norte, Centro e Sul. Até ao momento foram já observadas cerca de 110 atletas em todo o país, incluindo uma observação na Ilha da Madeira. O primeiro estágio vai decorrer em Lagos, entre 27 de fevereiro e 4 de março, e inclui a participação no VII Torneio das Descobertas, organizado pelo CDE Gil Eanes. Os nomes das 18 convocadas foram divulgadas esta quarta-feira.
“Consideramos que esta geração tem muitas atletas ao longo do país com muito talento ao nível técnico e tático. Desde do início da época, para além do contacto através dos Centros de Treino, procuramos também observá-las no contexto do clube e ter uma maior aproximação aos clubes, com a missão de apoiar ao máximo o progresso desportivo destas jovens.” – começa por explicar a treinadora de 31 anos.
“Avaliar as atletas na componente física, desenvolver componentes técnicas e táticas individuais/grupais ofensivas e defensivas e avaliar as atletas em contexto de competição”. São estes os principais pontos a ter em conta na semana de trabalho que se avizinha. Quanto ao torneio, será dedicado ao escalão de sub-16 e contará com 11 equipas, para além das jovens internacionais: CDE Gil Eanes (2 equipas), UD Serra, CJ Almeida Garrett, JAC Alcanena, SL Benfica, Sporting CP, Associação Juvenil Gaia Inclui(-te), CDB Perestrelo, Trafford Handball Club (Reino Unido) e CSS Pinhal de Frades.
Treinadora do CDE Gil Eanes, fisiologista das Seleções Nacionais Femininas desde 2019/2020 e profunda conhecedora do jogo, Sofia Osório acompanhou várias gerações jovens em competições internacionais como Europeus e Mundiais, incluindo as Lusitanas [Seleção Nacional A Feminina], com especial destaque para o mais recente regresso histórico ao Women’s EHF EURO 2024 e todo o caminho árduo que o antecedeu. O novo desafio que agora surge encaixa nos valores e ambição da treinadora nascida em Lamego:
“O meu trabalho nestes últimos anos com as Seleções Nacionais foi sempre encarado com profissionalismo, rigor e paixão, com o objetivo de apoiar os treinadores no desenvolvimento das qualidades físicas das atletas, bem como a monitorização do seu rendimento. Surgiu agora esta oportunidade por parte da Federação de Andebol de Portugal que confiou em mim para iniciar o trabalho com esta jovem geração e, para mim, é um orgulho imenso, porque sou uma apaixonada pelo desenvolvimento de jovens atletas. Quero contribuir ao máximo para ajudar atletas jovens a terem condições para que possam continuar a sonhar em representar Portugal ao mais alto nível no futuro.”
Com o propósito de “integrar treinadores que estão envolvidos no trabalho das jovens atletas dos clubes e que também estejam nas associações regionais”, este primeiro estágio da Seleção Nacional sub-15 Feminina vai contar com a participação de Ana Marcelino, treinadora da formação do CJ Almeida Garrett, Carlota Correia, treinadora na Associação de Andebol da Madeira e Matheus Belesa, treinador de guarda-redes no CDE Gil Eanes, a convite da coordenação das Seleções Nacionais Femininas.
Este será o primeiro momento de trabalho da época, sendo que o segundo está previsto para abril.