A Escola Secundária Pinheiro e Rosa, em Faro, dinamiza, nos dias 25 e 26 de fevereiro, o Dia da Proteção Civil. Deste modo, das 9h às 17h, as instalações da ESPR estarão abertas a todos os alunos do agrupamento para uma exposição de meios e equipamentos operacionais dos diversos agentes de proteção civil. Entre eles, destacam-se a Autoridade Marítima Nacional, os Bombeiros, a Guarda Nacional Republicana, o Instituto Nacional de Emergência Médica, a Polícia de Segurança Pública e o Serviço Municipal de Proteção Civil de Faro, além de outros agentes e serviços da área. O evento contará ainda com sessões de demonstração cinotécnica, palestras, Mass Training de Suporte Básico de Vida e outras ações de sensibilização no âmbito da proteção civil.
A iniciativa está inserida na celebração do Dia da Proteção Civil, efeméride instituída a nível mundial e festejada todos os anos no dia 1 de março. Este evento tem como objetivo sensibilizar para a importância da proteção civil na salvaguarda da vida, da propriedade e do património cultural e ambiental, face à ocorrência de acidentes graves e catástrofes.
Além disso, pretende prestar tributo a todos os agentes de proteção civil e incentivar a reflexão e o diálogo sobre os riscos que afetam populações e territórios, destacando o papel de cada cidadão na construção de comunidades mais resilientes. Com esta atividade, pretende-se ainda dar a conhecer aos alunos as missões de cada entidade, ampliando as suas possibilidades de escolha para o futuro profissional.