Sábado, Fevereiro 22, 2025
Turismo

Albufeira aposta em estratégia de captação de turistas durante todo o ano

“Venha conhecer Albufeira!”: é este o mote dos oito vídeos apresentados ontem, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, no âmbito da campanha “Albufeira todo o ano”. A iniciativa, que pretende dar a conhecer o concelho a potenciais turistas nacionais e internacionais, foi ontem apresentada a empresários, jornalistas e parceiros da autarquia. Para o presidente da Câmara Municipal de Albufeira, o objetivo passa por “comunicar exemplos de atividades que podem ser desenvolvidas em Albufeira durante todo o ano”. José Carlos Rolo confessou que a campanha “está inserida numa estratégia mais ampla, que tem permitido trazer ao concelho vários eventos de destaque a nível internacional, sobretudo na vertente desportiva”.

A campanha “Albufeira todo o ano” resulta do esforço que o Município tem feito para mitigar os efeitos da sazonalidade da indústria turística. Para isso, foram produzidos vários vídeos promocionais que dão a conhecer aspetos diversos da vida do concelho. Além das componentes gastronómica e desportiva, foram ainda apresentados vídeos dedicados à animação noturna e oferta hoteleira, às atividades marítimas (com destaque para a Art Reef by Vhils, a primeira exposição subaquática do país), aos vinhos produzidos no concelho, ao Mercado dos Caliços, e às praias vigiadas durante o ano inteiro. O autarca agradeceu às pessoas envolvidas nas filmagens dos vídeos, elementos da comunidade local, e mostrou-se satisfeito com o resultado final.

A campanha será agora lançada através da divulgação dos vídeos nos canais digitais do Município, na televisão e na rádio. De forma a aumentar a visibilidade das ações, a Autarquia vai também recorrer à colocação de cartazes em mupis e outdoorsespalhados por várias zonas do país. O vice-presidente da Câmara Municipal de Albufeira, Cristiano Cabrita, admitiu que se trata de um tipo de “comunicação positiva para fazer frente a notícias negativas que têm vindo a surgir e que não retratam a realidade que se vive no concelho”. O autarca também se mostrou visivelmente agradado com os elementos produzidos ao abrigo da campanha e realçou que esta “servirá para posicionar Albufeira no mercado nacional e internacional”.

Refira-se que a campanha “Albufeira todo o ano” procura sensibilizar os turistas para a possibilidade de visitar o concelho em várias alturas do ano, ao invés de concentrar as férias apenas no verão. O edil diz acreditar que “a campanha é bastante apelativa, tem credibilidade e acrescenta valor ao destino”. “Somos uma referência a nível nacional e internacional e sentimo-nos muito orgulhosos por isso”, acrescentou. A terminar, Cristiano Cabrita deixou o seguinte desafio: “Temos uma ferramenta de comunicação positiva, pelo que apelo a que todos, jornalistas, empresários, coletividades e munícipes que a divulguem o mais que puderem”.