Desporto

Jovem louletano lança livro que dá dicas para melhorar organização desportiva

A Black Box do Pavilhão Multiusos de Almancil recebeu, na passada terça-feira, o lançamento do livro “Organizar para Ganhar”, da autoria do louletano Tiago Guadalupe e de Luís Estrela, uma obra que promete ser uma referência na mudança de paradigma das lideranças nas organizações desportivas, não só em Portugal como em todo o mundo.

Escrito a duas mãos, “Organizar para Ganhar” constitui um manual de boas práticas, diferenciador dos existentes, que propõe dotar as organizações desportivas, nas várias modalidades, de ferramentas que permitam alcançar a excelência, tendo em conta parâmetros como os recursos humanos, logística, scounting, cadernos de exercícios, liderança, comunicação, formas de procedimentos, planos de transição, entre outros. 

“Portugal tem imensas mais-valias em termos estruturais, de skills técnicos, mas na nossa perspetiva, nas áreas da gestão e dos procedimentos, tem várias lacunas. Esta é a resposta em termos estruturais, metodológicos, logísticos, de desenvolvimento técnico e tático, individual e coletivo”, considerou Luís Estrela, um dos autores do livro, antigo jogador e treinador de Futebol e Futsal, tendo desempenhado as funções de coordenador técnico do Futsal do Benfica.

À experiência como atleta e coordenador de Luís Estrela, juntou-se o know-how profissional do jovem louletano Tiago Guadalupe em termos de organização desportiva para abraçar este projeto. Técnico de desporto do Município de Loulé, Tiago tem já alguma obra lançada nestas matérias, como “Liderator – A Excelência no Desporto” (em coautoria com Luís Lourenço), além de uma vasta experiência no contacto com clubes de craveira internacional e com personalidades que são verdadeiras referências do Futebol e do desporto mundial. As teses de licenciatura “Teorias comunicacionais: José Mourinho, estudo de caso”, e de mestrado, “Perfil de Desempenho Psicológico e Orientações Cognitivas – estudo de caso com jogadores internacionais de futebol de 11 do Chelsea FC e SL Benfica”, permitiram um contacto com realidades de referência.

O autor sublinha a componente prática e a participação de alguns “craques” nesta obra, como Cafú, considerado por muitos como o melhor lateral direito da história do Futebol, Jesus Navas, capitão do Sevilha FC, Diego Carlos, central do Aston Villa, Panny Varela, internacional de Futsal, Nuno Gomes, antigo jogador do Benfica, Fiorentina ou Blackburn Rovers, entre outros, antigo capitão seleção nacional e atual dirigente encarnado, que deram o seu testemunho nesta obra. 

“Nada melhor do que ouvir os especialistas. Temos uma parte da obra em que fazemos a caracterização técnica, tática e física que um jogador deve ter para ter sucesso, tanto no Futebol como no Futsal. Lembrei-me que era interessante colocar este discurso na obra. Dá um cariz prático ao livro, ajuda o leitor em termos de leitura”, sublinha Tiago Guadalupe.

Para o autor, esta foi a oportunidade de “questionar, pesquisar e saber um pouco mais” sobre esta matéria, apesar de inicialmente, quando este desafio lhe foi lançado, ter hesitado, já que são várias as obras e os projetos que tem em mão. Convites de clubes, por exemplo da Arábia Saudita, não lhe faltam, mas as ligações familiares e o trabalho ao serviço do Município de Loulé ainda não o deixaram, até ao momento, voar para mais longe.

Presente na sessão de apresentação do livro esteve o autarca de Loulé, Vítor Aleixo, que sublinhou a mais-valia do livro em termos de conhecimento. “Esta obra propõe planos de organização, tudo isto é conhecimento. Portugal tem formado tantas academias de Futebol, por exemplo, onde tudo é estudado com rigor, com apoio científico. Onde não há conhecimento não há progresso, há não prosperidade e não há eficiência. Tenho a certeza que estamos perante uma ferramenta de trabalho de grande utilidade. Não é por acaso que é traduzido para Inglês, isso é um sinal muito positivo”, considerou.

O diretor do IPDJ, Custódio Moreno, acredita que o lançamento de “Organizar para Ganhar” veio “no momento certo”. “O problema do desporto não está nos atletas, não está nos treinadores, está sim na organização. O desporto precisa de ter dirigentes. O desporto anda a duas velocidades: a parte técnica evoluiu nos últimos anos, mas os dirigentes… É preciso dar competências às pessoas que estão à frente dos clubes e é isso que temos aqui nesta obra”, afirmou este responsável.

Em nome da Associação de Futebol do Algarve, Albertino Galvão marcou presença neste lançamento e referiu que a entrega desta obra nas universidades poderá ser uma mais-valia para a Academia. “Trata-se de uma ferramenta muito importante para qualquer obra e para qualquer clube”, declarou.“Organizar para Ganhar” vai estar à venda no início do próximo ano, nos locais habituais.