Associação dos Amigos da Cortelha comemora 50 anos
As celebrações alusivas ao meio século de existência, têm início no próximo dia 1 de janeiro de 2025 com um programa vasto, mas que se estende ao longo de todo o ano variadíssimas atividades que pretendem homenagear a história da coletividade e todos os sócios que contribuíram para a sua longevidade e vitalidade.
Fundada em janeiro de 1975, a Associação dos Amigos da Cortelha tem sido uma força vital e agregadora na comunidade desde o seu nascimento, sempre com o intuito de manter vivas as tradições das gentes da serra.
Durante o ano de 2025, a Associação propõe-se organizar 50 eventos, comemorativos dos seus 50 anos de existência. Os eventos serão distribuídos ao longo do ano, em áreas tão distintas como o motocross, a gastronomia, os passeios pedestres ou a etnografia e folclore, que pretendem recriar as atividades desenvolvidas desde a sua constituição, envolvendo a comunidade local e valorizando os recursos existentes.
Assim no dia 1 de janeiro, 50 anos depois da fundação oficial, o dia será de festa para a comunidade e todos aqueles que se desloquem à Cortelha. O programa começa às 10H00 com a celebração de uma missa na sede da Associação, celebrada Reverendo Padre Fernando Pedro, seguida da romagem ao cemitério para homenagear os sócios. Já no período da tarde, destaque para Cerimónia de descerramento da placa evocativa aos sócios-fundadores às 15H00, terminando a festa pelas 16H00 com o brinde aos 50 anos da Associação, com o tradicional bolo de aniversário acompanhado pela música de parabéns, tocada pelos Artistas da Terra.
A Direção da Associação dos Amigos da Cortelha convida toda a população e entidades a juntar-se às celebrações deste marco tão importante para a sua história, que tem contribuído para divulgar a Aldeia da Cortelha em eventos nacionais e internacionais e a manter vivas as tradições da Serra do Caldeirão.