Parceria traz Boca Aberta até Lagos
A Câmara Municipal e o Teatro Nacional D. Maria II estabeleceram um protocolo de parceria e cooperação institucional para continuar a dinamizar em Lagos, até 2026, o projeto Boca Aberta.
A iniciativa insere-se numa estratégia cultural partilhada que visa potenciar a mediação e formação, a criação artística, a formação de novos públicos e o desenvolvimento da cidadania através da cultura e da educação. Lagos é um dos quatro municípios convidados a nível nacional pelo Teatro Nacional D. Maria II para integrar a estratégia de alargamento deste projeto, iniciado há quase dez anos em Lisboa, sendo o único no Algarve a beneficiar deste apoio, o que se traduz num reconhecimento do trabalho de promoção e difusão cultural que tem vindo a ser desenvolvido localmente.
Os espetáculos promovidos no âmbito do Boca Aberta são dirigidos a crianças em idade pré-escolar – desafiando-as e inspirando-as, através de linguagens verbais e não verbais, visuais e auditivas, que despertam a sua curiosidade e imaginação -, envolvendo a participação ativa dos estabelecimentos que manifestem interesse em participar, assim como a capacitação de pessoal docente e não docente, equipas das áreas da cultura e educação, profissionais de mediação, artistas, criadores e estruturas artísticas profissionais ou amadoras do concelho.
O arranque das ações aconteceu em maio, com o espetáculo “Falas Estranhês?”. De então para cá já se realizaram “Conversas de Boca Aberta”, envolvendo agentes da cultura e educação, e o espetáculo “Onde é a Guerra?”, estando a decorrer, até dia 23 de novembro, a ação de formação de “Criação para a infância” com atores e criadores da região. Em 2025 o foco de intervenção será o apoio à criação, prevendo-se dois novos espetáculos e respetiva apresentação aos jardins de infância e famílias, assim como a dinamização de uma oficina para educadores de infância e auxiliares de ação educativa, bem como a continuação das Conversas de Boca Aberta. No último ano (2026) será privilegiada, sobretudo, a componente de consultoria, mantendo-se a criação de espetáculos, a oficina formativa e as Conversas de Boca Aberta. O projeto culmina com o Encontro Boca Aberta, a realizar em Lisboa, que pretende ser um momento de reflexão entre estruturas envolvidas e uma partilha de experiências artísticas e de mediação.
O Boca Aberta é uma iniciativa do Teatro Nacional D. Maria II, que assume a direção artística e pedagógica do projeto, e da Fundação ”la Caixa”, em colaboração com o BPI. O projeto Boca Aberta em Lagos resulta de uma parceria com a Câmara Municipal de Lagos e o Plano Nacional das Artes.