Docentes da UAlg participam em reunião transnacional do Projeto TransLeader na Bulgária
A equipa do projeto Erasmus+ TransLeader reuniu-se em Sófia, Bulgária, para uma reunião transnacional crucial organizada pela Universidade de Estudos de Biblioteconomia e Tecnologias da Informação (ULSIT), onde estiveram presentes os docentes da UAlg Mauro Figueiredo e José Rodrigues.
O evento foi dirigido pelo decano da Faculdade de Tecnologias da Informação da ULSIT, Georgi Dimitrov, com a participação de representantes de instituições parceiras da Polónia, Ucrânia, Portugal e Bulgária, e teve como principal objetivo avançar no desenvolvimento de um currículo inovador em Inteligência Artificial (IA) e Internet das Coisas (IoT), adaptado às necessidades da indústria moderna.
A reunião iniciou-se com uma palestra de Piotr Szymura, Vice-Presidente da Rekord SI, sobre a missão da empresa e as suas parcerias com Instituições de Ensino Superior, que destacou o compromisso da Rekord SI em aproximar o mundo académico da indústria, fornecendo perspetivas práticas e apoiando o desenvolvimento de quadros educativos de TI de ponta.
Posteriormente, realizaram-se debates sobre Estado da Arte do projeto liderado por Vasyl Martsenyuk e Georgi Dimitrov; Plano de Garantia da Qualidade: Roteiro para assegurar a excelência académica e operacional do projeto (Eugenia Kovatcheva); Estratégias de Avaliação: Mecanismos internos e externos para avaliar o progresso e impacto, liderados por Vasyl Martsenyuk e Renata Machlańska (Universidade de Bielsko-Biala), e Requisitos de Aprendizagem: Competências específicas necessárias para educação em IA, IoT e liderança, apresentadas pela UAlg, ULSIT e Rekord SI.
Na apresentação, os docentes da UAlg compartilharam a sua visão sobre os requisitos de aprendizagem em Inteligência Artificial, destacando a necessidade de uma combinação entre conhecimentos fundamentais, competências técnicas e considerações éticas essenciais para estudantes que ingressam na área.
Já a Universidade Nacional Taras Shevchenko de Kiev (TSNUK) apresentou um estudo sobre lacunas nos métodos de ensino e aprendizagem de TI em universidades ucranianas. Este trabalho apontou áreas que necessitam de reformas, contribuindo para o quadro de competências e o modelo transferível de formação em TI.
Os esforços colaborativos resultaram em avanços significativos no quadro de competências, no modelo de cenários de aprendizagem e o primeiro rascunho de um modelo transferível de formação em TI. Os participantes também desfrutaram de momentos de intercâmbio cultural, com um passeio turístico por Sófia e um jantar de networking.
A equipa TransLeader concluiu a reunião com um plano de ação claro e tarefas definidas, reafirmando o compromisso de entregar um currículo inovador que ligue o mundo académico à indústria.