Cultura

Antiga casa dos estudantes do império inspira conversa do ciclo “cravo, palavra e melodia” com curadoria de Kalaf Epalanga

“A Casa que Germinou Nações” é o tema da próxima conversa do ciclo “Cravo, Palavra e Melodia”, a ter lugar no Club Farense, em Faro, no dia 21 de novembro, às 19h00. A entrada é gratuita.

O escritor Amadou Dafé irá moderar a conversa entre a escritora Ana Paula Tavares e a professora Inocência Mata que resultará numa análise atenta sobre o impacto da Casa dos Estudantes do Império (CEI) na formação dos jovens estudantes das antigas colónias portuguesas, especialmente durante os anos de luta pela independência. 

Criada pelo Estado Novo no ano de 1944 para propagar os valores do império nas colónias, a CEI acabaria por funcionar enquanto viveiro de pensamentos revolucionários e criativos que influenciaram profundamente a trajetória de muitos intelectuais africanos. Ao longo desta conversa os palestrantes serão desafiados a debater a dimensão da influência daquela casa na literatura lusófona e na formação de identidades culturais e políticas. 

No dia 23 de novembro as conversas vão dar lugar à música com “Lua Ki Di Nos – Homenagem a José Carlos Schwarz”, um concerto que visa celebrar o legado do compositor guineense num “tributo à resiliência das nações unidas pela língua portuguesa”. Este concerto será protagonizado pelos artistas Manecas Costa, Karyna Gomes e Remna Schwarz e acontece no Teatro das Figuras no dia 23 de novembro, pelas 21h30.

A conversa “Cravos e Causas: O Espírito de Abril Hoje” vai encerrar o ciclo “Cravo, Palavra e Melodia”, com a artista Camila Maissune, a investigadora Ângela Coutinho e a escritora Djaimilia Pereira de Almeida, no dia 19 de dezembro. Neste espaço de diálogo as palestrantes vão refletir sobre o modo com o 25 de Abril “impulsionou o combate às desigualdades e a luta pelos direitos cívicos, estabelecendo pontes entre o passado revolucionário e os desafios contemporâneos das sociedades pós-coloniais”. Esta conversa terá lugar no dia 19 de dezembro, pelas 19h00, no Club Farense e a entrada é gratuita.

Os bilhetes para o concerto “Lua Ki Di Nos – Homenagem a José Carlos Schwarz” podem ser adquiridos na bilheteira do Teatro das Figuras (de terça-feira a sábado, das 13h00 às 19h30, e no dia do espetáculo até ao seu início) ou online (https://teatrodasfiguras.bol.pt).