Teatro Municipal de Portimão é palco de espetáculos para bebés, crianças e jovens
De 18 a 20 de outubro, as crianças e jovens vão ter um fim de semana alargado muito especial no TEMPO – Teatro Municipal de Portimão, que receberá a instalação-espetáculo “Biblioteca de cordas e nós” e a primeira edição do Festipo – Festival de Teatro Infantil.
Promovida pelo TIPO – Teatro Infantil de Portimão, a edição de estreia do Festipo, será composta pelos divertidos espetáculos “D. Quixote” e “Mas que Música é esta?”, o primeiro dos quais agendado para as 19h00 de 18 de outubro no pequeno auditório do TEMPO e dirigido a crianças a partir dos 3 anos.
Já aposentado, o velho Queijadas resolve mergulhar na literatura de cavalaria pela qual é fascinado. Entre páginas e páginas de aventuras, o nosso improvável herói vai alimentando o desejo de se tornar cavaleiro. Um incidente inesperado acaba por tornar realidade este seu desejo (pelo menos para ele).
Na sua fantasia muda de nome para D. Quixote e embarca numa louca e disparatada aventura, distorcendo a realidade sob um olhar quase infantil e uma imaginação delirante. Acompanhado por Sancho Pança – personagem ingénua e simples que acredita no sonho de D. Quixote – parte em viagem atrás do Cavaleiro Negro e em busca da sua amada Dulcineia.
Esta produção do Teatro Reflexo, com adaptação e encenação de Michel Simeão a partir do “Cavaleiro da Triste Figura”, é uma comédia de enganos marcada pela paródia burlesca e garante muitas gargalhadas, do primeiro ao último minuto.
Quanto a “Mas que Música é esta?”, terá quatro sessões no dia 19 de outubro, abertas a crianças entre os 12 meses e os 5 anos e marcadas para a Black Box do TEMPO às 10h00, 11h30, 14h30 e 16h00, com interpretação do TIPO, que utilizará elementos sensoriais como luz e sombra, som e música, textura e cor para criar um ambiente de aprendizagem imersiva e interativa, tendo como objetivo enriquecer o desenvolvimento sensorial e cognitivo dos bebés e crianças participantes.
Também visa contribuir para o aumento da interação e vínculo afetivo entre bebés, crianças e os seus cuidadores, não só entretendo, mas também apoiando o desenvolvimento integral de todos, enquanto abre novas perspetivas para o teatro infantil.
Os bilhetes para assistir a cada um dos espetáculos do Festipo custam entre 3 euros (crianças) e 5 euros (adultos) e encontram-se à venda na BOL e nos locais habituais.
“Biblioteca de cordas e nós” está de volta
Parte integrante da programação preparada pela associação cultural Lavrar o Mar para as comemorações do primeiro centenário da cidade de Portimão, a “Biblioteca de cordas e nós” é uma porta de entrada para gerar experiências individuais, e imaginativas, com sessões marcadas para as 18h00 de 19 de outubro e as 17h00 do dia seguinte.
Depois de ter percorrido diferentes cidades europeias, esta misteriosa biblioteca móvel, com uma estrutura circular de madeira, guarda manuscritos inéditos, textos nunca publicados, partituras, desenhos, objetos encontrados no lixo e cilindros cheios de mensagens feitas de cordas e nós.
Com autoria de José Antonio Portillo e participação artística de Matilde Real e Rita Rodrigues, o regresso desta proposta original ao TEMPO, onde já teve outras apresentações, poderá ser apreciada por crianças e jovens dos 6 aos 12 anos (bilhete 3 euros) e adultos (bilhete 5 euros), estando o ingressos à venda em https://portimao.bol.pt e nos locais habituais.