Semana Europeia da Mobilidade 2024 em Lagos – Mudar a forma como nos deslocamos e vivemos
Lagos volta a aderir a esta iniciativa internacional ligada à sustentabilidade ambiental, mobilidade e bem-estar, de 16 a 22 de setembro (Dia Europeu Sem Carros). Contando com a colaboração de entidades públicas e privadas e clubes e associações locais, as atividades passarão por passeios, atividades desportivas, iniciativas em escolas e a gratuitidade das viagens na rede de transportes urbanos A ONDA.
Promovida pela Comissão Europeia e coordenada a nível nacional pela Agência Portuguesa do Ambiente, a Semana Europeia da Mobilidade (SEM2024), a que Lagos se associa, tem como objetivos encorajar a adoção de comportamentos compatíveis com o desenvolvimento sustentável e, em particular, com a proteção da qualidade do ar, a mitigação do aquecimento global e a redução do ruído, estando alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Do programa desta edição, preparado pela autarquia, destacam-se a campanha promocional do transporte urbano A ONDA. Durante toda a Semana Europeia da Mobilidade, isto é, de 16 a 22 de setembro, os transportes urbanos de Lagos serão gratuitos e de acesso livre, não carecendo da apresentação de passe ou bilhete. Para quem ainda nunca utilizou este serviço, esta será uma boa ocasião para conhecer as 10 linhas que servem todo o concelho de forma confortável, acessível, económica e amiga do ambiente.
São vários os parceiros que se juntam a este movimento, um dos quais o Centro Ciência Viva de Lagos que estará com a sua bicicleta científica (a “Bina”) na Praça Gil Eanes, de 17 a 20 de setembro, a distribuir “gelados de ciência”, através dos quais divulgará conceitos científicos, explorados com atividades experimentais simples. Já a Lagos-em-Forma associa-se à SEM2024 com um dia aberto no ginásio e piscina em regime de livre utilização (18 de setembro) e aulas abertas de CrossFit (22 de setembro – mediante reserva antecipada na receção do Complexo Desportivo de Lagos). Ainda na componente desportiva, está prevista a demonstração de skates no Parque da Cidade (18 de setembro), dinamizada pela Skate Culture – Associação de Skates de Lagos, e uma marcha noturna regional (20 de setembro) que convida a caminhar, exercitar e conviver. No dia seguinte (21 de setembro) a caminhada também acontece, mas com diferente propósito e enquadramento, no âmbito de uma visita guiada pelos jardins, ruas e praças da cidade, que ajudará os participantes a interpretar e desfrutar o espaço urbano da cidade. A condução desta visita estará a cargo do historiador Artur de Jesus, técnico superior da autarquia.
As escolas são parte ativa e essencial deste movimento, pelo que estarão envolvidas a dinamizar o ensino do pedalar em meio escolar, através das atividades do projeto “Pé no pedal” nos estabelecimentos do 1.º ciclo (de 18 a 20 de setembro). A Escola Básica do 1.º Ciclo com Jardim de Infância de Santa Maria propõe-se, no dia 20 de setembro, sair do recinto escolar e levar os alunos a experienciar a mobilidade sustentável – a pé, de autocarro e bicicleta – à descoberta do território.
O ponto alto e culminar do programa acontecerá no domingo, 22 de setembro (Dia Europeu sem Carros), com um passeio de bicicleta que convida os participantes a conhecer parte do troço da Ecovia do Litoral, recentemente construído. A concentração será às 9h30 na Avenida dos Descobrimentos, junto à ponte pedonal sobre a Ribeira de Bensafrim, de onde partirá o passeio rumo à Meia Praia/Vale da Lama. A iniciativa é da Câmara Municipal, contando com o apoio de clubes locais (Associação de Amigos de Almádena, Grupo Popular das Portelas, Ciclo Clube de Lagos), Kidical Mass e empresas de aluguer de bicicletas, sendo destinada a entidades, famílias e amigos, crianças, jovens e adultos. Neste dia poderá, também, apanhar boleia do Comboio Turístico de Lagos e fazer o trajeto “Marina – Ponta da Piedade – Marina”, uma oferta à população do município e da empresa promotora.
Aproveitando a ocasião, o município lacobrigense reforçou também a divulgação das suas medidas de caráter permanente associadas à temática, as quais podem ser consultadas aqui.