Município de São Brás de Alportel prossegue renovação da rede de abastecimento de água
A Câmara Municipal de São Brás de Alportel iniciou esta segunda-feira, 23 de setembro, mais uma grande obra de renovação de redes de abastecimento de água, desta feita, dirigida ao centro urbano, dando continuidade ao grande esforço que tem sido desenvolvida para que todas as redes estejam reabilitadas de modo a estarem mais eficazes e prevenir perdas de água.
A obra está a iniciar na Rua António Bentes, transversal à Av. da Liberdade e a sul do Parque das Amendoeiras. A intervenção tem um prazo de execução previsto de um mês e vai substituir condutas obsoletas com vista à redução de perdas de água e consequentemente dar maior eficiência hídrica à rede de abastecimento do concelho.
A obra, que conta com financiamento a 100 % do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), representa um investimento superior a 320 mil euros.
Na totalidade, a intervenção integra um conjunto de oito troços distintos da rede de abastecimento, nomeadamente: Rua António Bentes, Rua João de Deus e Padre Sena Neto, Rua João de Deus, Rua António Viegas Calçada, Rua João Viegas Louro e Rua dos Bombeiros Voluntários e ainda em outros núcleos urbanos, tais como Poço dos Ferreiros e Calçada.
A intervenção vai obrigar ao condicionamento de trânsito no decorrer das obras, prevendo-se a necessidade de interdições pontuais, bem como de períodos de alguns cortes de água durante as ligações necessárias para a substituição dos ramais domésticos.
Havendo sempre o cuidado por parte dos serviços municipais de reduzir ao mínimo os constrangimentos à população, a Câmara Municipal agradece, desde já, a melhor compreensão e colaboração de comerciantes, residentes e visitantes.
Este é um investimento estruturante para a melhoria da rede de abastecimento de água do concelho e da qualidade do serviço prestado à comunidade, bem como do uso eficiente deste escasso recurso natural e que vem reforçar o esforço que o Município tem vindo a fazer de forma gradual, contínua e planeada no Plano Municipal de Eficiência Hídrica.