Alunos do 4º ano aprendem sobre mobilidade e segurança rodoviária com iniciativas da Autarquia de Olhão
Na Avenida da República, os alunos e quem passava puderam conhecer e participar nas várias iniciativas da Autarquia como, por exemplo, fazer uma gincana num percurso especialmente criado para os mais pequenos no âmbito da Escola de Trânsito da Polícia Municipal, assistir a um desencarceramento pelos Bombeiros Municipais, ouvir falar sobre os perigos para quem se desloca na rua ou em viaturas sem os cuidados devidos e como melhorar a circulação e as acessibilidades.
Os mais pequenos perceberam as dificuldades para quem circula numa cidade sem conseguir ver ou com algum tipo de deficiência motora. Hélio Sousa testemunhou a sua experiência de mobilidade no dia a dia numa cadeira de rodas.
Neste dia, houve também oportunidade para ouvir o vereador do Trânsito, Ricardo Calé, a comandante da Polícia Municipal de Olhão, Isabel Lobo, e o presidente da Junta de Freguesia de Olhão, Rui Gabriel, falarem sobre mobilidade e segurança rodoviária para crianças e idosos; tendo ainda sido possível conhecer melhor o projeto autárquico Cidade 15 Minutos.
A conceção de uma Cidade 15 Minutos é a de que cada pessoa possa ter acesso a todos os serviços essenciais, como escolas, centro de saúde, comércio, equipamentos culturais e espaços verdes, sem ter de se deslocar grandes distâncias: no máximo, 15 minutos a pé.
Este ano, outro destaque da programação que assinala o tema da mobilidade no concelho de Olhão, passa pelo lançamento de um inquérito à população sobre a mobilidade no centro histórico da cidade, que tem como objetivo a recolha de dados sobre a experiência de mobilidade no local, identificar as principais questões e áreas de melhoria, bem como avaliar as medidas implementadas pelo Município e o grau de conhecimento dos munícipes em relação às mesmas.