Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve vence 1º Prémio de Inovação com projeto ALFABIO
O ALFABIO da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve foi considerado o projeto mais inovador na área da educação hoteleira pelos Hospitality Education Awards, cuja gala decorreu no passado dia 25 de setembro no Estoril.
O projeto da escola do Algarve, ALFABIO, pretende dotar os alunos de competências técnicas e empreendedoras que ultrapassam os limites da teoria, projetando-os diretamente para o contexto de trabalho real e inovador.
O foco é a sustentabilidade e a valorização de produtos locais, neste caso da alfarroba, um ingrediente tradicional da região e parte integrante do estilo de vida Mediterrânico e da Dieta Mediterrânica.
Desafiados a criarem produtos gastronómicos inovadores, partindo da alfarroba, os alunos mergulham também em áreas cruciais como marketing, gestão, produção de cozinha e pastelaria.
O resultado do projeto, no ano letivo passado, traduziu-se na materialização de molhos sofisticados, licores cremosos, barritas nutritivas, entre outros, tendo como base a alfarroba. Estes produtos estão prontos para comercialização e podem ser produzidos pelos próprios alunos, em iniciativas empreendedoras, ou por empresas parceiras da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, promovendo a produção local e sustentável.
Para Abílio Guerreiro, responsável e coordenador do ALFABIO, «este prémio na categoria de Inovação não é apenas um marco académico, mas sim uma verdadeira ponte entre a educação e o mercado de trabalho no setor da gastronomia e a sua respetiva valorização. Este prémio é, sobretudo, dos alunos que ao longo de dois semestres desenvolveram um projeto inovador e diferenciador para o mercado de Food&Beverage. Este reconhecimento por parte dos Hospitality Education Awards reforça a importância vital dos formadores nas áreas do Turismo e Hotelaria, não só no sistema educativo, mas também no futuro dos nossos alunos enquanto grandes profissionais do setor».
Esmeralda Nogueira foi uma das alunas do curso de Gestão e Produção de Cozinha que integrou o projeto, o qual considera ter sido «uma enorme mais valia, não só para nos desafiarmos, explorando novas perspetivas, abordagens e técnicas culinárias, como também para proporcionar um conhecimento mais profundo sobre como “nascem” os produtos que diariamente consumimos, ou seja, o trajeto desde a origem das matérias primas à conceção e produção dos mesmos, comercialização e finalmente, até chegarem às nossas mesas».
O ALFABIO prepara a próxima geração de profissionais para um mercado altamente competitivo, promovendo o conhecimento sobre práticas sustentáveis, e abrindo caminho para a revolução dos produtos gastronómicos.