Educação

Ano escolar arranca com forte impulso em Monchique

O Executivo Municipal, acompanhado pela Direção do Agrupamento de Escolas, deslocou-se na manhã desta sexta-feira a todas as escolas do agrupamento, onde entregaram os cadernos de atividades aos alunos, assinalando deste modo o arranque do ano escolar 2024/2025.

Os cadernos de atividades que motivaram o ato simbólico do início do ano letivo são apenas um exemplo do forte investimento do Município de Monchique na área da Educação. A oferta dos cadernos de atividades a todos os alunos de Monchique matriculados nos ensinos básico e secundário, ascende aproximadamente a 25 mil euros, a par de outras iniciativas como é o caso, a título de exemplo, da colocação de velas de sombra tensionadas no Parque Escolar da Pré-Primária de Monchique no valor de 16.851 euros. 

No entanto são as empreitadas em curso que representam o maior investimento, como sejam a Requalificação da Escola EB Manuel do Nascimento – fase 1, em Monchique, com financiamento PRR no montante de 8.100.000 euros, que vai modernizar e dotar aquele equipamento de melhores condições para a prossecução do ensino, assim como a Requalificação do edifício escolar de Marmelete e parque infantil, adjudicada por 361.990 euros. Acresce ainda o necessário aluguer de edifícios modulares para garantir o funcionamento dos 2.º e 3.º ciclos, com um custo superior a 180 mil euros. Estas duas significativas intervenções só no atual mandato foram desbloqueadas e iniciadas, atenta a importância que os equipamentos têm para a população e para o território. 

A aposta na Educação levada a cabo pelo Município é ainda reforçada com as melhorias introduzidas na requalificação de espaços, na modernização do sistema de pagamentos, na aquisição de novos equipamentos, no transporte escolar, afetando novas viaturas e reforço de profissionais, na oferta de 50 bolsas de estudo para estudantes no ensino superior, na integração de estágios em parceria com diversas entidades, nomeadamente universidades portuguesas e estrangeiras, escolas e Instituto de Emprego e Formação Profissional, entre outras. Salienta-se também a criação da assembleia municipal jovem a qual se assume como um incentivo à participação cívica da comunidade escolar.

O Município aproveita o ensejo para lamentar os constrangimentos que as obras possam causar, agradecendo a compreensão e a cooperação da Direção do Agrupamento, dos docentes, trabalhadores, dos encarregados de educação, estudantes e das entidades parceiras.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *