Têm média de ingresso superior a 19 valores e a UAlg como primeira opção
Emanuel Gago, Nélio Afonso Gonçalves, Joana Baião e Inês Furtado da Costa ingressaram na Universidade do Algarve com média superior a 19 valores, todos em primeira opção.
Emanuel Gago, tem 18 anos e veio da Escola Secundária Pinheiro e Rosa, em Faro. Com nota de ingresso de 19,48, confessa que não teve dúvidas na sua escolha. Tinha ao seu alcance um variado leque de opções, mas não hesitou nem na escolha do curso, Engenharia Informática, nem na universidade. “Sempre gostei muito da área da computação, pesquisei o curso em várias universidades e os planos de estudo são idênticos”. Questionado sobre o facto de ter ou não equacionado concorrer a outra universidade fora da região, assume que “a UAlg foi uma escolha natural, pela proximidade e pelo conforto”.
Da Região Autónoma da Madeira (Santa Cruz), com nota de ingresso 19,31, também Nélio Afonso Gonçalves, de 17 anos, selecionou a UAlg e o curso de licenciatura em Biologia Marinha em primeira opção. “A meio do meu percurso académico, mais concretamente no secundário, percebi que queria enveredar por um curso ligado ao mar, e o facto de realizar mergulho também contribuiu para esta decisão.” Posteriormente, explica, “ao pesquisar sobre quais as universidades que possuem este curso no País, constatei que o mais conceituado e reconhecido era na Universidade do Algarve, daí a escolha da mesma como primeira opção”.
Também Joana Baião e Inês Furtado da Costa, ambas com 18 anos, ingressam na licenciatura em Imagem Animada, com 19,2 e 19,1 valores respetivamente. Joana vem de Almada e Inês de Lagos. A escolha da UAlg prende-se, essencialmente, com a reputação do curso. Aliás, Inês Furtado da Costa soube desde o 9.º ano que seria este o caminho a seguir. “Sempre fui uma pessoa determinada e a prova disso é que, embora através do concurso nacional cada estudante possa concorrer a seis cursos, eu apenas coloquei o curso de Imagem Animada na UAlg, abdicando de todas as outras opções por estar certa da minha decisão.” A nova estudante da UAlg teve o primeiro contacto com a Instituição nos “Dias abertos”, o que contribuiu para consolidar a sua escolha.
O processo de Matrícula e Inscrição para os estudantes colocados na Universidade do Algarve está a decorrer até ao próximo dia 29 de agosto e é exclusivamente online.
Este ano a UAlg volta a colocar à disposição dos novos estudantes uma linha de atendimento +351 289 244 457 (das 9h30-12h30 e das 14h00-17h00), para esclarecimento de dúvidas no processo de matrícula online, alojamento e bolsas de estudo de ação social. Está ainda disponível o email acad@ualg.pt para esclarecimentos.
Bolsas de Excelência para os melhores alunos
Todos os estudantes que ingressem com nota de candidatura igual ou superior a 17 valores, colocados em 1ª opção, vão usufruir de uma Bolsa de Excelência, que paga integralmente a propina do 1.º ano de licenciatura ou de mestrado integrado (697 euros).
Sunset com Dr. Why, Dário Guerreiro e Dj Ride no dia de boas-vindas aos novos estudantes
Um dia repleto de atividades, que promete marcar o primeiro contacto com a comunidade académica, é o que a Universidade do Algarve vai oferecer aos novos estudantes para lhes dar as boas-vindas. No dia 9 de setembro, além da cerimónia de acolhimento, às 8h45, no Pavilhão Municipal da Penha (Faro), as novidades distribuem-se ao longo do dia e incluem um Sunset com o Quiz “Dr. Why Portugal”, Stand up comedy, com Dário Guerreiro (Môce dum Cabréste), e o Dj Ride.
Além de acolher e dar as boas-vindas aos novos estudantes, a iniciativa também pretende contribuir para a sua plena integração, não só na vida universitária, mas também na cidade e na região que os recebe.
Todas as atividades de acolhimento e boas vindas decorrem no âmbito do projeto “SOUAlg – Sistema de Observação e Promoção de Sucesso Académico e Redução do Abandono Escolar na Universidade do Algarve”, cofinanciado pela Direção-Geral do Ensino Superior.