Cultura

A maior celebração de fim de ano em Portugal Albufeira Carpe Nox 2025

O programa de Fim de Ano Albufeira Carpe Nox 2025 foi tornado público na passada terça-feira, dia 20 de agosto, no âmbito das celebrações do Dia do Município.

A 30 de dezembro, às 22h00, o algarvio Dino D`Santiago, artista luso cabo-verdiano, de créditos firmados com espetáculos de lotação esgotada no Coliseu dos Recreios, passando pelo NOS Alive, MEO Marés Vivas, entre outros, sobe ao palco da Praia dos Pescadores, para um Concerto Especial, acompanhado por uma banda com quatro dos mais consagrados músicos nacionais.

Na noite de Passagem de Ano, os Xutos & Pontapés prometem levar milhares de pessoas ao rubro, num concerto único, com alinhamento exclusivo. No espetáculo, com início marcado para as 22h00, os Xutos irão interpretar todos os grandes temas da banda, no ano em que assinalam 45 anos de carreira. O palco arrojado e interativo, com recurso a projeção vídeo, iluminação e cenografia inovadora contribui para um espetáculo imersivo e emocionante, como já vem sendo habitual nas anteriores edições do Albufeira Carpe Nox.

A contagem decrescente para dar as Boas-Vindas a 2025 começa às 00h00 no palco com um live act interativo. Como referem os produtores do espetáculo “no Albufeira Carpe Nox o céu nunca é o limite mas um ponto de partida para o inédito e surpreendente”, o que este ano acontece com uma banda sonora épica e original sincronizada com 500 drones, pirotecnia, lasers e efeitos especiais.

A animação continua pela noite dentro com o DJ Diego Miranda, considerado um dos maiores DJ`s mundiais da atualidade e o Top 1 a nível nacional. Refira-se que o artista já atuou para mais de 25 milhões de pessoas e tocou nalguns dos maiores festivais do mundo, com destaque para o Tomorrowland, o Ultra e o Rock in Rio.

Durante a apresentação do programa, o presidente da Câmara Municipal de Albufeira estava visivelmente orgulhoso por divulgar publicamente o Albufeira Carpe Nox 2025 durante o mês de agosto, mais precisamente no dia das Comemorações do feriado municipal, quatro meses antes da realização do espetáculo. Refira-se que o programa de Fim de Ano começa a ser trabalhado logo no início de janeiro, com reuniões com os serviços da autarquia e a produtora do evento, a empresa Tavolanostra – Eventos Globais”, referiu. O autarca afirmou que “todos os anos o Município procura melhorar e inovar o programa”. Nesta quarta edição do Albufeira Carpe Nox, para além dos nomes incontornáveis do panorama musical nacional, apostamos num palco arrojado, com a artista Margarida Vilanova a narrar a história de um momento artístico inédito com banda sonora sincronizada com o maior espetáculo de drones jamais realizado em Portugal, multimédia, luz e pirotecnia. 

Esta é, sem dúvida, a melhor forma de desejarmos um Bom Ano Novo ao público presente e aos milhares de visitantes que todos os anos escolhem Albufeira nesta época do ano, realçou. “Este é um momento de esperança, de renovação de desejos, de confraternização e de festa para todos, jovens, menos jovens e famílias que temos o prazer de receber no Albufeira Carpe Nox, que já se afirmou como uma marca incontornável para os programas de Fim de Ano a nível nacional e internacional. No ano passado, quase todos os canais de televisão passaram imagens do espetáculo e muitas pessoas que viram ficaram com vontade de marcar presença na Festa de Fim de Ano em Albufeira”. Mas o Fim de Ano em Albufeira é mais do que o Carpe Nox, tem muitas outras atividades, entre o final de dezembro e a primeira semana de janeiro, nomeadamente o Paderne Medieval, Albufeira Natal, o Presépio ao ar livre da Guia, entre outras iniciativas culturais e desportivas. A terminar a sua intervenção, José Carlos Rolo lançou um repto aos empresários locais e às associações turísticas e comerciais, para que “durante esta época festiva mantenham as portas abertas para que quem cá vem possa tenha o que fazer e onde comer”. Para colmatar o problema em 2024, o Município inaugurou o Street Food Sem Fronteiras, com comidas e bebidas de todo o mundo, iniciativa que vamos dar continuidade este ano, concluiu.

O presidente da APAL – Agência de Promoção de Albufeira, um dos parceiros do Albufeira Carpe Nox desde a primeira edição, sublinhou que um dos principais objetivos da associação passa pela promoção e valorização do que de melhor se faz em Albufeira”. Desidério Silva sublinhou que não é normal fazer a apresentação do programa de Fim de Ano em agosto “aquilo que estamos a fazer está um passo à frente do que se faz em outros locais, o que demonstra o potencial turístico de Albufeira, enquanto destino de Fim de Ano a nível nacional. Temos uma oferta variada e de grande qualidade na programação que apresentamos todos os anos. É este o caminho que temos que percorrer para fazer a diferença, quer no que diz respeito ao produto quer aos mercados. Temos que procurar captar turistas com maior capacidade financeira e que respeitem o local e as nossas tradições. Esta é uma responsabilidade de todos, mas também dos empresários que têm que trabalhar no sentido de valorizar a marca para que Albufeira seja um destino de qualidade. Enquanto este for o foco, o Município pode contar com a APAL e os seus associados”, afirmou.

João Costa, da Tavolanostra Eventos Globais, também usou da palavra durante a apresentação do Fim de Ano, tendo afirmado “é justo dizer que com dois anos de pandemia pelo meio o Albufeira Carpe Nox conseguiu atingir a maioridade, fruto do trabalho e confiança do Município na nossa empresa e de uma equipa fantástica que está de parabéns”. Este é o quarto ano em Albufeira aposta num programa que marca pela diferença, porque não se cinge aos artistas em palco, mas no espetáculo na sua globalidade, tirando partido do cenário e da criação de uma experiência única que mexe com as emoções e fica na memória de todos os que por ali passaram.  

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *