Associação Portuguesa de Comodoro Rivadavia recebe insígnia municipal de honra
No dia em que se celebrou a independência da Argentina, 9 de julho, o Presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, Vitor Guerreiro, recebeu, nos Paços do Município, os representantes da Associação Portuguesa de Comodoro Rivadavia, a quem foi entregue a insígnia municipal de honra atribuída pelo centenário da associação, no âmbito das comemorações dos 110 anos da elevação de São Brás de Alportel a concelho.
Não tendo sido oportuna a entrega da insígnia a 1 de junho, dia do Município de São Brás de Alportel, a mesma ocorreu a 9 de julho, Dia da Independência da Argentina, país onde esta associação centenária nasceu em 1923, e através da qual os emigrantes portugueses, e muito especialmente a grande comunidade são-brasense, cumpre a sua missão de preservar e promover a cultura e as tradições portuguesas através da realização de inúmeras iniciativas e eventos onde a gastronomia portuguesa é presença assídua.
Entre os muitos imigrantes portugueses que integram esta associação conta-se uma participação muito expressiva de são-brasenses e dos seus descendentes que se empenham na manutenção da ligação com a sua terra natal e com as suas raízes.
A insígnia foi atribuída como reconhecimento pelo trabalho relevante que esta associação tem vindo a desenvolver em prol da comunidade emigrante são-brasense na Argentina.
Importa recordar a ligação histórica entre Portugal e a Argentina. Portugal foi o primeiro país a reconhecer a independência das províncias unidas do Rio de La Plata, em 1821. Mas também a Argentina foi o primeiro país a reconhecer a República Portuguesa.
Atualmente estima-se que vivam na Argentina perto de 150 mil portugueses, sendo que na cidade de Comodoro Rivadavia vivem cerca de 5 mil portugueses e luso-descendentes, muitos deles com raízes são-brasenses.