Arte Doce volta a conquistar milhares de visitantes
Ao longo dos cinco dias, a 35.ª edição teve praticamente casa cheia, voltando a reforçar a sua posição como um dos eventos de referência de Lagos e do Algarve. Entre a doçaria regional, espetáculos musicais, artesanato, tasquinhas, animação infantil e showcookings, a autarquia voltou a premiar doceiras e doceiros nas vertentes de criatividade, tradição e inovação.
Em ano dedicado aos 50 anos do 25 de Abril de 1974, o tema da “Liberdade” esteve patente na Feira Concurso Arte Doce, tanto na animação como no tema obrigatório do Concurso Arte Doce. O Ribatejo foi a região convidada deste ano, apresentando alguns dos seus sabores e artistas. Com dois palcos e uma zona lounge, entre artistas locais e convidados, a música nunca faltou no evento, com especial destaque para os cabeças de cartaz Expensive Soul, Fernando Daniel, Hybrid Theory – The Linkin Park Tribute, Plutonio e Luís Trigacheiro, que deixaram os vários públicos ao rubro.
A alma e coração do evento continua a estar na mestria das doceira e doceiros que lutam para preservar a doçaria regional algarvia. Com novo aumento do número de negócios presentes, foi com muito agrado que a autarquia assistiu às várias filas nos stands de doçaria, fazendo as delícias dos muitos visitantes. Como contributo e homenagem ao seu trabalho, a Câmara Municipal de Lagos voltou a premiar os participantes através dos concursos – Arte Doce (Tema Livre e Obrigatório), Qualidade na Tradição e Inovação), com a entrega de prémios a ter lugar no dia 28, último dia de Arte Doce.
Com um balanço bastante positivo desta 35.ª edição, o município de Lagos está já a planear a 36.ª, prometendo a qualidade de sempre, a aposta nas nossas tradições e algumas doces surpresas.
PREMIADOS DA 35.ª FEIRA CONCURSO ARTE DOCE:
CONCURSO “ARTE DOCE”
Tema Livre:
1.º lugar – Eugénia Militão (Os Docinhos da Gena)
2.º lugar – Filipa Militão
3.º lugar – Tânia Joaquim (Atelier dos Sabores)
Tema Obrigatório “Liberdade”:
1.º lugar –Filipa Militão
2.º lugar – Jorge Sequeira (As Passinhas do Algarve)
3º. lugar – Maria Fernanda Lourenço (Cantinho Doce da Fernanda)
CONCURSO “QUALIDADE NA TRADIÇÃO”
Melhor Morgado – Andreia Alves
Melhor D. Rodrigo – Graça Carvalho
Melhor Doce Fino – Eugénia Militão
Melhor Doce de Figo – Sónia Santos
CONCURSO “DOCES DE INOVAÇÃO” – Filipa Canelas (Avonde)