Cultura

Música XXI traz a Portimão a exposição World Press Photo

A realidade é muito mais interessante que a ficção. Se dúvidas houvesse, bastaria confrontarmo-nos com aquela que é a mais conceituada exposição de fotojornalismo a nível mundial. Estamos a referir-nos, naturalmente, à exposição World Press Photo, que será inaugurada ao público no próximo domingo, dia 28 pelas 18h30 na antiga Lota de Portimão, e que aí permanecerá com entrada livre até dia 20 de agosto.

Os 24 vencedores regionais e as seis menções honrosas foram escolhidos por um júri independente, a partir de mais de 61.062 inscrições de 3.851 fotógrafos, oriundos de 130 países, tendo sido selecionados quatro vencedores globais: Fotografia do Ano – Mohammed Salem, Reuters / “Uma mulher palestina abraça o corpo da sobrinha”; História do Ano – Lee-Ann Olwage, Geo / “Valim – babena”; Projeto de Longa Duração – Alejandro Cegarra, The New York Times/Bloomberg / “As duas paredes”; Formato Aberto – Julia Kochetova / “A Guerra é Pessoal”. Cada um dos fotógrafos vencedores está íntima e pessoalmente familiarizado com os seus temas e isso ajudou-os a captarem uma compreensão mais profunda sobre a esperança, a empatia e a compaixão.

Com curadoria de João Neves dos Santos, produção da Associação Cultural Música XXI e a organização do Município de Portimão, esta exposição poderá ser vista diariamente entre as 18h00 e as 22h00. Uma (re)descoberta do nosso Mundo, pois a partir do instante mágico do obturador, se pode reconstruir toda uma história, toda uma civilização, todo um universo de sentido.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *