Educação

Ranking CWTS Leiden 2024 destaca Universidade do Algarve em vários indicadores

O ranking CWTS Leiden 2024, que integra 1506 universidades de 72 países e avalia a quantidade e o impacto das publicações científicas internacionais, coloca a Universidade do Algarve (UAlg) na posição 180 a nível europeu e 496 a nível mundial. 

Estas posições resultam do indicador que utiliza a proporção das publicações da Universidade que, em comparação com outras publicações no mesmo domínio e no mesmo ano, pertencem às 10% mais citadas, permitindo a comparabilidade das instituições independentemente da sua dimensão.

Este prestigiado ranking coloca ainda a UAlg bem posicionada ao nível da qualidade e quantidade de publicações científicas nas áreas das Ciências Biomédicas e da Saúde (185 em 462 na Europa e 363 em 1534 no mundo), Ciências da Vida e da Terra (172 em 420 na Europa e 502 em 1273 no mundo) e Ciências Físicas e da Engenharia (189 em 452 na Europa e 620 em 1393 no mundo). 

Ao nível da colaboração, medida pelas publicações em parceria com outras universidades, a UAlg ocupa a posição 58 na Europa e 118 a nível mundial, sendo que nas publicações em colaboração internacional a UAlg apresenta um excelente desempenho, ficando em 47 a nível europeu e 98 a nível mundial. 

O maior destaque da UAlg neste ranking é dado à igualdade de género, sendo que ocupa a posição 20 a nível europeu e 23 a nível mundial por ter uma elevada proporção de publicações científicas de autoras, relativamente ao total de publicações dos géneros masculino e feminino.

Sobre o ranking CWTS Leiden:

O ranking CWTS Leiden 2024 inclui universidades que publicaram no mínimo 800 artigos científicos ou de revisão, no período de 2019-2022, em revistas científicas internacionais, não sendo considerados livros, atas de conferências e publicações em revistas não indexadas.

Para uma publicação ser elegível para este ranking deve estar escrita em língua inglesa, ter um ou mais autores (não são aceites publicações anónimas), não ter sido retificada e ser publicada numa revista de referência.

As publicações em que se baseia o Leiden Ranking representam um subconjunto das publicações do Science Citation Index Expanded, do Social Sciences Citation Index e do Arts & Humanities Citation Index.

Estes critérios excluem cerca de um sexto das publicações da Web of Science e têm como objetivo assegurar a utilização de um conjunto de publicações relativamente homogéneo, para uma melhor comparação internacional das universidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *