Desporto

13.º World Kids Golf by Amendoeira Golf Resort: Dois portugueses no top-3 Espanhol Pedro Gallegos campeão

Dois portugueses, Martim Pinto Johansson e João Maria Ivo de Carvalho, ambos do Clube de Golfe de Vilamoura, ocuparam a 2.ª e a 3.ª posições no 13.º World Kids Golf by Amendoeira Golf Resort, no concelho de Silves.

O tradicional torneio internacional juvenil de golfe do verão algarvio foi conquistado pelo espanhol Pedro Gallegos Marsal, um jogador que este ano destacou-se no Open da Finlândia de sub-21, onde alcançou um bom 19.º lugar.

O mais antigo torneio juvenil português a atribuir pontos para o Ranking Mundial Amador de Golfe recebeu a visita do jogador profissional de futebol, da seleção de Portugal, Diogo Dalot, que confraternizou com os jovens praticantes de golfe.

O torneio atraiu 33 jogadores de nove países e foi sancionado pela Federação Portuguesa de Golfe (FPG) e pelo R&A, a entidade organizadora do The Open Championship, o quarto torneio do Grand Slam do ano.

O melhor português desta 13.ª edição, uma organização do Clube de Golfe Amendoeira, foi Martim Pinto Johanson, de apenas 14 anos, concluídos no passado mês de maio. 

Martim Pinto Johanson obteve o 2.º lugar na prova principal, a que agregou os sub-16 aos sub-18, sendo este o torneio que atribuiu pontos para o Ranking Mundial Amador de Golfe. 

O atleta do Clube de Golfe de Vilamoura é o atual n.º1 do Ranking Drive Tour de sub-14 (a hierarquia da FPG para o golfe juvenil), mas quis jogar no escalão principal e poderá amealhar pontos para o Ranking Mundial Amador.

Martim Pinto Johanson, que este ano ganhou três dos quatro torneios de sub-14 do Drive Tour da FPG, sagrou-se vice-campeão do World Kids Golf by Amendoeira Golf Resort com 222 pancadas, 6 acima do Par do sempre difícil Faldo Course (campo desenhado pelo antigo n.º1 mundial Nick Faldo), após voltas de 76, 73 e 73.

«Apesar de achar que poderia ter feito melhor, a última volta trouxe o meu melhor dia no putt. Neste torneio, a melhor parte do meu jogo foram as saídas. A pior parte talvez tenha sido o chiping. Já o putt esteve mais ou menos», disse o jogador, filho de uma portuguesa e de um dinamarquês, que ficou a 4 pancadas do campeão.

O 13.º World Kids Golf by Amendoeira Golf Resort foi conquistado pelo espanhol Pedro Gallegos Marsal, de 17 anos, jogador do Club de Golf Jarma Race, que totalizou 218 (68+74+76), +2. 

A boa primeira volta valeu-lhe o triunfo, sucedendo na lista de campeões ao português João Crasi Alves, de Vilamoura, que este ano terminou no 6.º lugar (+22).

«Ter feito o pior resultado no último dia foi uma consequência da pressão da vitória. É verdade que nos dois últimos dias não bati bem na bola, mas ‘patei’ bem e o primeiro dia, em 68, foi mesmo bom», disse Pedro Gallegos, após a sua primeira vitória do ano.

O 3.º lugar pertenceu a outro português, João Maria Ivo de Carvalho, que, no ano passado, fora o vice-campeão. 

O ainda jogador de sub-16 – n.º3 no Ranking Drive Tour/FPG deste escalão etário – somou 223 (70+76+77), +7. O atleta de Vilamoura procurava o seu segundo troféu da época depois de ter sido o melhor na prova de sub-16 do 1.º Torneio do Drive Tour.

«É um torneio diferente dos outros, porque aqui jogo com competidores de outros países e porque é uma competição de três dias e não de apenas dois», disse o mais velho dos imãos Ivo de Carvalho, um dos jogadores que mais edições da prova disputou ao longo dos anos, tendo atuado em todas as faixas etárias.

O escalão de sub-16 e sub-18 contou com 14 jogadores de nove países: Portugal, Espanha, França, Alemanha, Noruega, Bélgica, Filipinas, Chile e Reino Unido.  

Portugal venceu os torneios de sub-10 e de sub-12, respetivamente com Tomás Rente e Ricardo Castro Ferreira.

Tomás Rente, do Citynorte, agregou 111 pontos ‘stableford’, 3 abaixo do Par, após voltas de 36, 38 e 37. 

A 11 pontos de distância ficou Salvador Ivo de Carvalho, o popular ‘Sasá’, que totalizou 100 (35+31+34), +8.

Ricardo Castro Ferreira era o grande favorito nos sub-10. No ano passado, com apenas 8 anos, fora vice-campeão (e vencedor na classificação ‘net’, menos importante), mas este ano chegou a Alcantarilha com o estatuto reforçado pela recente vitória no torneio de sub-9 do   Irish Open do US Kids Golf.

O jogador do Club de Golf do Estoril, filho do antigo campeão nacional amador Stéphane Castro Ferreira, somou 58 pontos, 4 abaixo do Par do O’Connor Course, entregando cartões de 18, 21 e 19. 

O britânico Joe Short, que representa Vila Sol, foi o 2.º classificado com 41 (13+13+15), +15.

No torneio de sub-14 o vencedor foi o britânico Brooks Barker, com 227 pancadas (71+79+77), +11, menos 9 do que o português de pais estrangeiros Ethan Prybis Orton (80+77+79). 

Brooks Barker representa Vilamoura. Por seu lado, Ethan Prybis Orton – um português de ascendência francesa e australiana – joga por Vila Sol e no ano passado já tinha sido vice-campeão, mas nos sub-12.

O Amendoeira World Kids Golf é um torneio misto e registou-se a participação de três jogadoras. 

Entretanto, nas menos importantes classificações ‘net’, os vencedores foram os seguintes: Joe Short (Reino Unido) nos sub-10, José Silva (Portugal) nos sub-12, Santiago Lázaro (Portugal) nos sub-14 e Gregoire Kriszbaum (França) em sub-16/Sub-18.

João Fernandes, diretor geral do Amendoeira Golf Resort, declarou na cedrimónia de entrega de prémios: «Obrigado à Câmara Municipal de Silves e ao IPDJ que desde o primeiro ano tem-se associado à iniciativa. Esta foi uma organização exemplar. Depois daquele período da COVID19, temos vindo a recuperar a dinâmica desta iniciativa e para o ano queremos ter o dobro dos participantes».

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *