Mercado de culturas… à luz das velas ‘2024 – “TradiSons Ibéricas” em Lagoa
De 4 a 7 de Julho o Convento de São José em Lagoa e ruas circundantes voltam a ser o epicentro do Mercado de Culturas…à Luz das Velas.
Ao longo de 4 noites, mais de 60 artesãos de várias culturas e religiões do mundo irão conviver em harmonia, e mostrar aos milhares de visitantes as suas tradições, sabores e artes.
Este evento cultural de caraterísticas únicas, na sua 9ª edição terá como temática cultural “TradiSons Ibéricas”.
As músicas tradicionais de raiz estarão em destaque nos vários cenários do evento
com a presença de diferentes grupos de música e dança de diferentes regiões da Península Ibérica: DEIRA – música folk da Galiza e Astúrias, MILO KE MANDARINI – música folk de Castilla – La Mancha e Extremadura, ESTAMPA FLAMENCA – Cuadro flamenco de Cádis, EMILIO VILLALBA & SARA MARINA – música medieval da Península Ibérica, AL MOURARIA – música tradicional portuguesa e fado, FADO CORRIDO – grupo de fado tradicional, BRASA DOIRADA – música tradicional do Alentejo, HELENA MADEIRA – música tradicional portuguesa, e GIGANTONES & ZÉS PEREIRAS – grupo de animação itinerante proveniente de Braga.
A sala de exposições do Convento de São José irá receber uma belíssima exposição de “MÁSCARAS IBÉRICAS”, provenientes do distrito de Bragança (Portugal) e da província de Zamora (Espanha).
Como é hábito neste evento cultural, a gastronomia representa um papel preponderante. Neste sentido, os claustros do Convento de São José irão converter-se numa Taberna Ibérica, com petiscos e tapas de Portugal e Espanha.
Diariamente às 20h30 iniciar-se-á o acendimento de milhares de velas, com as quais serão desenhados dezenas de símbolos que pretendem dar a conhecer as tradições, gastronomia e história da Península Ibérica, posicionados nas entradas e nos meandros do mercado, constituindo um espetáculo de enorme beleza visual.
Nesta nona edição, são esperadas milhares de pessoas ao longo de 4 noites, que se esperam mágicas, repletas de luz e de boas vibrações. De referir, que a entrada para o evento é livre.