Atualidade

São Brás de Alportel brindou com saúde ao seu 110º aniversário

A Câmara Municipal de São Brás de Alportel inaugurou as obras de requalificação e modernização do Centro de Saúde de São Brás de Alportel, assim como o jardim José Lourenço Viegas no dia em que se comemoraram 110 anos da elevação de São Brás de Alportel a concelho, 1 de junho.

Projeto e obras na área da saúde que refletem um investimento sem precedentes no concelho nesta área, uma vez que superam os dois milhões e meio de euros. Investimentos concretizados pelo Município com a convicção de que investir na saúde é investir na qualidade de vida dos são-brasenses e investir no futuro do concelho.

“São Brás de Alportel é um concelho que tem vindo a afirmar-se, a nível nacional e internacional, pela qualidade de vida que oferece para viver, trabalhar e investir. Fruto de uma comunidade participativa e de uma estratégia municipal assente nas potencialidades do território e a valorização humana da sua população, hoje somos um concelho atrativo, mais competitivo e uma referência que a todos deve orgulhar”, sublinhou o Presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, Vitor Guerreiro, no ato das inaugurações.

Um concelho que nos últimos Censos revelou ser o segundo concelho português, não localizado junto ao litoral, que mais cresceu na última década. Um crescimento na ordem dos 5,7%. Crescimento que Vitor Guerreiro admite que “implica responsabilidades acrescidas e novas respostas nas diversas áreas de intervenção da autarquia”.

Responsabilidades também acrescidas, fruto da reforma governativa que encetou, com a transferência de competências do Estado para as autarquias em áreas como a educação, a ação social, a proteção e a saúde, entre outras.

A par das inaugurações, Vitor Guerreiro anunciou que o Centro de Saúde passou a realizar análises clínicas em tempo real.

O edifício do Centro de Saúde abriu portas há 58 anos, na altura como Hospital. Foi construído e equipado pelo ilustre e benemérito são-brasense José Lourenço Viegas e sua esposa Leonor Carrera Viegas, tendo a gestão passado para a Santa Casa da Misericórdia e posteriormente para o Estado Português, tendo, entretanto, sido as suas funções adaptadas às funções de Centro de Saúde, em sintonia com as políticas de saúde nacionais.

Um espaço de referência na comunidade, que tem vindo a ser adaptado às exigências e às necessidades na área da saúde no concelho com diversas valências e serviços, entre as quais a Unidade de Saúde Pública, o Espaço de Terapias Ocupacionais e o Gabinete de Saúde Oral.

A Câmara Municipal de São Brás de Alportel aproveitou a transferência de competências na área da saúde do Estado Português para os Municípios para realizar obras muito necessárias de requalificação e modernização do Centro de Saúde.

Um investimento superior a 300 mil euros, concretizado com financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) enquadrado no apoio para requalificar ou adaptar edifícios para aumentar a eficiência energética, cumprir planos de contingência e assegurar a acessibilidade, a segurança e o conforto de utentes e profissionais. Trabalho executado pela empresa GJB Eletrokonstroi, Lda.

Um investimento que também pretendeu dar condições de trabalho apelativas, que possam atrair novos profissionais de saúde para o concelho, o que tem estado a acontecer, pois São Brás de Alportel é um concelho onde todos os residentes têm assegurado médico de família!

A área exterior do Centro de Saúde de São Brás de Alportel acolhe o novo Jardim José Lourenço Viegas, em resultado de uma obra de valorização, que criou uma nova área de lazer, novas áreas plantadas, zonas de sombra, ampliação da zona de estacionamento e adequou o espaço ao nível da acessibilidade para todos os cidadãos.

Uma obra realizada pela empresa Vitor Manuel & Pedro Lda e projetada pela Arquiteta Sílvia Caiado que teve também o cuidado de adaptar este jardim com vegetação autóctone com vista à minimização de consumos de água.

Um investimento na ordem dos 90 mil euros e que contou com financiamento da Agência Portuguesa do Ambiente IP, no âmbito do Protocolo de colaboração técnica e financeira para “Soluções de Contingência em contexto de seca”.

Já o novo edifício da Unidade de Saúde Familiar que vai nascer junto à Rua das Comunidades, a sul do Terminal Rodoviário e junho ao Monumento aos Combatentes, foi projetado pela empresa Urbitraço, Lda e representa um investimento superior a 2.200 milhões de euros, tendo a candidatura ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) sido aprovada.

O edifício térreo vai ter uma área bruta de construção de 745,50 m2, capacitado com seis gabinetes médicos, sala de enfermagem, duas salas de tratamento, sala de aerossóis, sala de saúde materna e infantil a par das zonas de atendimento dos utentes, zonas de espera, instalações sanitárias e as zonas administrativas e técnicas para apoio aos profissionais.

Prevê-se que o edifício esteja pronto a entrar em funcionamento após 18 meses do início da sua construção.