Oficina “Para quê participar?”, com Hugo Cruz na biblioteca municipal de Lagos
Esta oficina propõe introduzir criticamente a temática das práticas artísticas participativas e comunitárias. Neste espaço, serão convocadas experiências e investigações desenvolvidas nos últimos anos, discutindo-se os elementos fundamentais destas práticas, assim como as suas potencialidades/fragilidades e a ligação à participação cívica e política. A oficina contempla, ainda, uma breve abordagem às noções de cultura e participação, ao desenvolvimento histórico das práticas artísticas participativas e comunitárias e à qualidade da participação cultural e artística. Dedicado a profissionais e estudantes das áreas das artes, ciências sociais e humanas, particularmente da educação, saúde, decisores políticos, técnicos de autarquias, entre outros.
Local: Biblioteca Municipal de Lagos
Duração: 3h
Class. etária: M16
Participação gratuita, mas sujeita ao limite de 20 inscrições. Inscrições previas através do telefone 282 767 816, email biblioteca@cm-lagos.pt
BIOGRAFIA:
Hugo Cruz é criador, programador cultural e investigador no CIIE – Universidade do Porto e CHAIA Universidade de Évora. Desenvolve a sua ação no espaço da criação artística e participação cívica e política entre Portugal, Brasil e Espanha. Enquanto criador tem trabalhado em escolas, prisões, bairros sociais, centros comunitários, fábricas, casas do povo entre outros. Diretor artístico do MEXE Encontro Internacional de Arte e Comunidade. Leciona com frequência em diversas instituições de ensino superior nacionais e internacionais. Coordenou os livros “Arte e Comunidade” (2015) e “Arte e Esperança” (2019) editados pela Fundação Calouste Gulbenkian, entre outras obras. Consultor em programas de “Arte e Participação” e “Criação em espaço público” no contexto de distintos municípios. Avaliador externo da Iniciativa PARTIS (Práticas Artísticas e Inclusão social) & Art for Change das Fundações Calouste Gulbenkian e La Caixa. Autor do livro “Práticas Artísticas, Participação e Política” editado pelas Edições Colibri em Portugal e pela Hucitec no Brasil. (www.artandparticipation.com).