Foto: Jorge Gomes - Click Time Photo®©
Atualidade

Seminário Terra de Maio no Azinhal

O seminário foi um dos pontos altos do programa da Terra de Maio, com a colaboração e participação da CCDR Algarve, I.P. – Agricultura e Pescas.

Com a abertura do presidente da CCDR Algarve I.P, José Apolinário, e da vice-presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Filomena Sintra, o seminário trouxe vários temas e abordagens que procuram promover e sustentar a agricultura sustentável e o desenvolvimento dos territórios rurais.

A “Rede da Defesa da Floresta contra Incêndios – Execução de troços da Faixa Primária de Gestão de Combustível 2024”, foi o tema trazido pelo Eng. António Miranda, do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas. Seguiu-se “A nova gestão do regadio”, pelo Eng. José Macário Correia, da Associação de Regantes do Sotavento Algarvio.

Na área da agricultura e alimentação sustentável, foram apresentados o projeto PRR Agro + Eficiente – “Fruteiras Tradicionais do Algarve, um património a explorar”, pelo Eng. Luís Cabrita, CCDR Algarve, e Prof.ª Alcinda Neves, da Universidade do Algarve UAlg, e o projeto REVITALGARVE – “Criação de sistemas alimentares sustentáveis”, pelo Eng. João Cassinello, CCDR Algarve, e Eng. Luís Silva, da Quinta do Freixo.

Foram também apresentadas e exploradas as condições para o exercício de atividades de produção primária e pequena indústria (Ordenha, Mel e Fabrico de Bolos), uma apresentação trazida pela Dra. Cristina Ferradeira, Diretora de Serviços da DGAV – Direção-Geral de Alimentação e Veterinária

O seminário fechou com a apresentação do “Projeto RAIA – Rede de Apoio à Inovação Rural Andaluzia – Alentejo – Algarve”, pela Dra. Catarina Cruz, da CCDR Algarve I.P.