Mary para Mary de Rita Lello sobe ao palco do Teatro Lethes
No dia 11 de Abril quinta-feira às 14h30, o Teatro Lethes em Faro recebe o espectáculo “Mary para Mary”, com texto de Paloma Pedrero e interpretado pela actriz Rita Lello.
Mary Wollstonecraft (1759-1797, pioneira do pensamento feminista, num tempo em que a própria ideia de igualdade era inadmissível, encontra-se gravemente doente após o parto, sofrendo de uma febre puerperal aguda. No delírio da febre, acredita estar dando uma conferência. O seu único público é a filha recém-nascida que virá a ser a aclamada escritora Mary Shelley,
autora de um dos clássicos da literatura mundial: Frankenstein. Neste espectáculo Wollstonecraft diz à sua filha e a quantas mulheres e homens a escutarem: “não permitas nunca que te façam comer o pão amargo da dependência. Luta, luta para seres tu própria. E não temas nunca o que os outros possam pensar.”
Curiosidades:
Rita é formada em tradução e estudou teatro no Institut Franco Portugais. Estreou-se em teatro no ano de 1994 na Cornucópia com a peça “O Conto de Inverno” de Shakespeare.
Para a infância escreveu e encenou A Princesa do Amor de Sal, uma adaptação livre de O Rei Lear de Shakespeare. Encenou e adaptou para a Infância também o texto “O Conto da Ilha Desconhecida” de José Saramago, e O Romance da Raposa de Aquilino Ribeiro no grupo teatral “A Barraca”. Tem desenvolvido trabalho na área da formação teatral de crianças e jovens.
Em televisão desempenhou vários papéis desde 1985 (ano em que se estreia com “Só Acontece Aos Outros”) destes os mais salientes foram “Bastidores”, “Querido Professor”, “Lusitana Paixão”, “Santos da Casa”, “Os Serranos”, “A Escada”, “Ilha dos Amores”, “Vila Faia” e a série “Liberdade 21” com a qual foi nomeada na categoria de Melhor Actriz no Festival internacional de Monte Carlo.
Ficha Artística:
Texto: Paloma Pedrero // Tradução: Rita Lello // Dramaturgia: Maria do Céu Guerra e Rita Lello // Encenação: Maria Do Ceu Guerra Assistente de Encenação: Ruben Garcia // Interpretação: Rita Lello // Cenografia: A Barraca // Figurino: Marta Iria // Iluminação: Vasco Letria // Operação de Luz: Ruy Santos // Sonoplastia: Ricardo Teixeira // Costureira: Carmo Boucinha // Foto: Vasco Lello Produção: A Barraca // Promotor: ACTA