Cultura

Escritor Luís Filipe Sarmento estará em Portimão na apresentação do seu livro “Ácido”

No âmbito das comemorações do cinquentenário da Revolução dos Cravos, terá lugar no próximo dia 26 de abril a apresentação do livro “Ácido”, de Luís Filipe Sarmento, em sessão marcada para as 21h00 no Clube União Portimonense.

Segundo a sinopse de “Ácido”, o seu mais recente livro, Luís Filipe Sarmento “encerra uma sucessão de imagens, quer atirando palavras com violência e insolência, quer depositando-as com ternura e parcimónia, criando uma tensão sensorial que transforma o leitor numa caixa de ressonância e num feroz porta-voz de uma geração que conheceu a Liberdade com o 25 de Abril de 1974.”

A apresentação da obra, que contará com a presença do escritor, estará a cargo de João Ventura, cabendo a Hugo Teixeira (voz) e Paulo Segurado (teclas) a interpretação de apontamentos musicais de Jim Morrison.

A iniciativa insere-se no projeto A Biblioteca Fora de Si e é promovida pela Câmara Municipal de Portimão, em parceria com a coletividade anfitriã e a editora The Poets and Dragons Society.

Escritor premiado

Nascido em Lisboa a 12 de outubro de 1956, numa época em que a liberdade era quase considerada tão perigosa quanto um elefante solto numa loja de porcelana, Luís Filipe Sarmento estudou Filosofia na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Jornalista, tradutor e cineasta, decidiu ser escritor e pensador.

Através da sua obra, traduzida em mais de 17 idiomas, procura incessantemente, e sem restrições, a utopia de uma humanidade plena, o que lhe valeu diversas distinções nos últimos anos: 2021 – Prémio Internacional Balsa de Piedra, Prémio Internacional Águila de Oro, Prémio Literário Ulisses e Prémio Internacional César Vallejo; 2022 – Prémio Internacional Cesar Vallejo; 2023 – Prémio Literário Clarice Lispector.