Falcão e Marques entre os seis portugueses na ronda de apuramento do Loulé Open by Cimpor
Gonçalo Falcão e Diogo Marques vão discutir um dos bilhetes para o quadro principal de singulares do Loulé Open by Cimpor, que no total terá seis jogadores portugueses em ação no fecho do qualifying. Esta é a 14.ª edição do torneio internacional que o Clube de Ténis de Loulé organiza (de 17 a 24 de março) com os apoios da Câmara Municipal de Loulé e da Federação Portuguesa de Ténis.
Isento da primeira ronda graças ao estatuto de oitavo cabeça de série, Gonçalo Falcão (número 1666 do ranking mundial) teve de trabalhar para vencer o israelita Peter Sychev, de 19 anos e sem classificação profissional, acabando por selar o triunfo com os parciais de 6-4 e 7-5.
Mais tranquila foi a estreia de Diogo Marques (11.º candidato), que só cedeu dois jogos a caminho do triunfo por 6-1 e 6-1 sobre o britânico Mason Dace.
Com estes resultados, os dois tenistas portugueses marcaram encontro na ronda de acesso ao quadro principal, pelo que pelo menos um deles seguirá para a fase em que já estão Jaime Faria, Frederico Silva, Duarte Vale, Tiago Pereira, Pedro Araújo, Rodrigo Fernandes e Martim Simões.
Mas a comitiva lusa ainda poderá crescer, dado que Afonso Portugal (6-4 e 6-3 no encontro com Guilherme Valdoleiros), Ricardo Batista (4-6, 6-2 e 10-4 a Yeray Quian Darriba), Daniel Marincas (6-3 e 6-1 frente a Miguel Simão) e Duarte Trocado (6-4 e 6-2 no encontro com Keanu Elias immler) também avançaram para a terceira e última ronda do qualifying.
Esta terça-feira, a partir das 11h, os seis portugueses tentarão vencer a derradeira ronda da fase de qualificação. Depois, a partir das 13h, Martim Simões inaugura a participação portuguesa no quadro principal e o desafio não podia ser maior, dado que o jovem português (número 1929 mundial) terá como adversário o francês Jules Marie (223.º), primeiro cabeça de série do torneio.
Jaime Faria (esta segunda-feira em estreia no top 300 ao subir do 347.º para o 287.º posto) chega ao Loulé Open by Cimpor com uma série de 20 vitórias consecutivas — venceu os torneios de Vila Real de Santo António, Faro, Quinta do Lago e Vale do Lobo — e tem a seu cargo o estatuto de sétimo cabeça de série porque o sorteio teve como referência o ranking da semana passada, caso contrário já estaria na segunda linha da lista de favoritos.
O lisboeta de 20 anos é o único jogador “da casa” a integrar esse lote e inicia a participação contra o compatriota Pedro Araújo, que recebeu um dos quatro wild cards à disposição da organização.