Cultura

Exposição comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril “O Legado de um Cravo” no Auditório Carlos do Carmo em Lagoa

No âmbito das comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril, o Auditório Carlos do Carmo, em Lagoa, recebe a Exposição “O Legado de um Cravo” com inauguração no dia 02 de março pelas 18h00 e que ficará patente no local até dia 30 de abril.

Sinopse: O projeto “O Legado de um Cravo” nasce com o objetivo de se tornar num contributo pedagógico para asComemorações dos 50 anos do 25 de Abril, através da colaboração de diferentes instituições, públicas e privadas, comprometidas com a preservação da memória histórica e com a consolidação da democracia no nosso país. Nesse sentido, o projeto agrega a colaboração de várias entidades:

Museu do Aljube Resistência e Liberdade, de Lisboa, dependente da EGEAC da Câmara Municipal de Lisboa, dedicado à memória da resistência e do combate à ditadura em prol da liberdade e da democracia.

Alumira Lda., empresa de conteúdos e serviços editoriais especializada em soluções gamificadas de formação e aprendizagem, e na criação e desenvolvimento de projetos educativos e culturais.

Centro de Documentação do 25 de Abril, da Universidade de Coimbra, visa recuperar, organizar e pôr à disposição da investigação científica o valioso material documental disperso pelo país e estrangeiro sobre a transição democrática portuguesa (o 25 de Abril de 1974, os acontecimentos preparatórios e as suas principais consequências), mas também sobre toda a segunda metade do século vinte português.

Rebobinar, projeto de divulgação histórica que desenvolve atividades de consultoria científica, de criação de conteúdos e de organização de eventos.

O projeto, inspirado na missão das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, tem por base dois eixos estruturantes – Memória e Futuro – constituindo uma experiência comemorativa de âmbito nacional assente nos princípios e valores subjacentes ao Programa do Movimento das Forças Armadas, que pôs fim à ditadura: paz, liberdade, democracia e progresso.

Este projeto conta também com o apoio da Comissão Comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril, da Associação Portuguesa de Imprensa (API) e da Rádio Televisão Portuguesa (RTP).