Desporto

EHF Euro 2024 Qualifiers: Convocatória final para as jornadas decisivas com início em Loulé

Seleção Nacional vai disputar os derradeiros duelos do Grupo 3 da qualificação, em Loulé e Plzeň (Chéquia), nos próximos dias 4 e 7 de abril e já tem protagonistas; Portugal em posição favorável para fazer história, 16 anos depois.

As duas recentes vitórias diante da Finlândia colocaram a Seleção Nacional A Feminina em posição de continuar a lutar pelo tão ambicionado apuramento para o Campeonato da Europa até às duas últimas jornadas. Pois, chegou o momento. Nesta altura, Portugal está na segunda posição do Grupo 3, apenas atrás da seleção dos Países Baixos, o adversário da 5.ª jornada, que já garantiu vaga para a grande competição deste ano. Logo a seguir encontra-se a Chéquia, o último oponente, com os mesmos quatro pontos do que a equipa das Quinas, mas em desvantagem no que toca à diferença de golos, apesar da vantagem no confronto direto. Aproxima-se um dos momentos mais importantes dos últimos anos para o Andebol feminino em Portugal, com a Seleção Nacional em posição favorável para fazer história e repetir o feito inédito de 2008.

O primeiro jogo da semana internacional, entre Portugal e Países Baixos, está agendado para o dia 4 de abril, às 19h00, em Loulé, já o segundo e derradeiro, para o dia 7 de abril, às 17h00, na cidade de Plzeň, na Chéquia, a cerca e 90 km da capital, Praga.

Recorde-se que vão estar presentes no Women’s EHF Euro 2024 os dois primeiros classificados de cada um dos oito grupos dos Qualifiers, mais os quatro melhores terceiros, para além das co-organizadoras já apuradas (Áustria, Hungria e Suíça) e da Noruega, Campeã da Europa em título.

Esta segunda-feira, o Selecionador Nacional, José António Silva, divulgou a convocatória final para as derradeiras jornadas do Grupo 3, que é composta por 18 atletas e apresenta apenas uma alteração face à comitiva que esteve presente no duplo confronto com a Finlândia, nas rondas anteriores: a experiente pivô e capitã Bebiana Sabino (Colégio de Gaia Toyota), já recuperada de lesão, regressa às opções para substituir a jovem companheira de posição, Rita Campos (SL Benfica).

O líder da principal Seleção Nacional Feminina acredita que este é o elenco mais forte para encarar os dois próximos desafios que não se adivinham fáceis mas que são decisivos: “O lote de atletas convocadas para os jogos com os Países Baixos e a Chéquia é muito semelhante ao que foi utilizado para o duplo confronto com a Finlândia. Este facto afigura-se como natural, dada a proximidade entre os jogos anteriores e os próximos. Tendo este aspeto em conta, não seriam expectáveis grandes oscilações de forma desportiva das atletas, pelo que a manutenção da maioria na convocatória é inevitável. A única alteração promovida tem a ver com o facto de uma atleta ter recuperado da lesão que a afetava [Bebiana Sabino], tendo neste momento já tempo de jogo cumprido após essa paragem, pelo que se encontra em condições de competir. Independentemente de quem integra a equipa neste momento, todas as atletas que têm vindo a ser convocadas são alvo de atenção, já que mantemos o contacto com elas, avaliando o seu feedback bem como dos treinadores, para além de acompanharmos as suas prestações nos jogos. Como resultado da avaliação realizada, mantivemos o núcleo base da equipa para que o nosso trabalho se possa se tornar mais produtivo. Acreditamos que atendendo às características das atletas potencialmente convocáveis, e ainda ao seu momento de forma desportivo atual, esta é a constituição mais ajustada para abordar os próximos jogos. Como é facilmente constatável, recorremos a um misto de experiência e juventude com grande futuro, sem descurar a performance no imediato já que estes jogos são muito importantes para a Seleção Nacional e para o Andebol português.”

Bilhetes disponíveis a partir de 1 de abril

A entrada é gratuita. No entanto, é obrigatório levantar os bilhetes (máximo 4 por pessoa) na receção do Pavilhão Municipal Professor Joaquim Vairinhos, a partir do dia 1 de abril, nos seguintes horários:

Dias úteis (08h00 às 21h00)

Dias úteis (08h00 às 21h00)

Não é permitida a entrada a menores de 3 anos, de acordo com a legislação em vigor.