Alcoutim: Festival “Caminheiros – experiências na fronteira”
E eis que chegamos à 10 edição do Festival de Caminhadas de Alcoutim e Sanlúcar de Guadiana, o CAMINHEIROS que regressa à sua temporada favorita, num final de estação de inverno, num destino atrativo pelas cores, sons e cheiros da natureza, pela quietude da paisagem de inícios de estação primaveril e a hospitalidade das gentes deste território transfronteiriço.
O Caminheiros é um evento integrado no Algarve Walking Season, que alia as potencialidades naturais a todo o património cultural, histórico e gastronómico existentes, e as atividades empresariais que aqui trabalham o turismo sustentável com experiências que o visitante pode ter neste outro Algarve, com serra, com rio e com fronteira.
Experiências únicas que cada vez mais pretendemos destacar, associadas à boa comida, aos encantos da paisagem, aos passeios náuticos, às atividades agro-pastoris, à astronomia, a uma história milenar, ao simples deixar-se levar e tomar o seu tempo com a calma e beleza que este território de fronteira lhe proporciona.
Aqui o Inverno já dá ares de Primavera!!!
Sexta -feira, dia 15 de março
09h00 SENDERKAYAK – Caminhada e kayak em Sanlúcar de Guadiana
Uma das caminhadas emblemáticas do “Caminheiros” e que une o prazer de caminhar com o descobrimento de navegar em kayak pelas águas do rio Guadiana e da Ribeira Grande de Sanlúcar de Guadiana. Dependendo da maré o percurso poderá começar ou acabar com a caminhada pela margem espanhola do Guadiana disfrutando da paisagem imponente do Rio Guadiana, da observação de aves, flores e das hortas junto ao rio, ou em kayak rio Guadiana abaixo ao sabor da maré.
Na chegada à Ribeira, o grupo tem um momento de pausa para retomar forças e no caso do tempo o permitir tomar banho na ribeira, para logo voltar a Sanlúcar de Guadiana, onde terminará a atividade junto ao rio e com vistas a Portugal e com a degustação de uma tapa de cortesia.
Dificuldade: Baixa
Distância: 8 kms
Local de encontro: Posto de Turismo de Alcoutim GPS: 37o28’16.9”N |7o28’17.1” O
Guiado por: Guadiana Extremme
EXPERIÊNCIAS: Rio, fronteira, água, banhos, kayak, degustação gastronómica
Não se esqueça de levar: Chinelos, fato de banho, toalha para limpar os pés, protetor solar e mochila para guardar calçado de caminhada.
Máximo de participantes: 20
Inscrições : https://forms.gle/EKYLrMQUUGnFUyZv5
16h00 Entardeceres de Alcoutim desde Sanlúcar de Guadiana
Início pelo Caminho Natural do Guadiana pela margem espanhola do rio Guadiana, com vistas do rio e de Portugal, até um momento em que nos direcionamos para o interior em busca da Ribeira Grande e das esplendorosas vistas que os montes que a circundam oferecem-nos dela e dos seus charcos. Pequeno troço pelo leito da ribeira, observando a paisagem e a avifauna, até voltar a chegar à foz da ribeira e ao rio Guadiana e regressar com um magnífico entardecer a Sanlúcar de Guadiana, onde no final se poderá degustar uma tapa de cortesia num bar da vila.
Dificuldade: Média/baixa
Distância: 10 kms
Local de encontro: Posto de Turismo de Alcoutim GPS: 37o28’16.9”N | 7o28’17.1” O
Guiado por: Município de Alcoutim
EXPERIÊNCIAS: Rio, finais de tarde, vistas panorâmicas, degustação gastronómica
Não se esqueça de levar: Chinelos ou toalha para limpar os pés – caso seja necessário descalçar os sapatos para possíveis passagens na ribeira.
Máximo de participantes: 20
Inscrições : https://forms.gle/EKYLrMQUUGnFUyZv5
21h30 Entre mouros e cristãos todo um firmamento…
Tendo como pano de fundo o cenário noturno, venha desvendar a história medieval de Alcoutim num percurso entre o castelo novo e o “castelo velho”, da vila ao Cerro de Santa Bárbara.
Entre as duas fortificações medievais, a cristã e a islâmica, pouco mais de 1 km as separa, mas entre a fundação das suas edificações vão 600 anos de distância temporal.
Sob o céu que se pretende estrelado, iremos penetrar nesses dois mundos medievais e conhecer arquiteturas, quotidianos, economias e culturas. Resguardados da iluminação do século XXI, espreitaremos o firmamento desde o Cerro de Santa Bárbara.
Dificuldade: Baixa
Distância: 5 kms
Local de encontro: Posto de Turismo de Alcoutim GPS: 37o28’16.9”N |7o28’17.1” O
Guiado por: Município de Alcoutim e Tour Estelar
EXPERIÊNCIAS: Património, noite, astronomia
Não se esqueça de levar: Roupa quente, lanterna e colete refletor.
Máximo de participantes: 20
Inscrições : ESGOTADO
Sábado, dia 16 de março
08h00 Caminho Natural do Guadiana, de La Laja a Sanlúcar de Guadiana
Ida em barco desde Alcoutim até à localidade espanhola de La Laja e percurso até à vila de Sanlúcar de Guadiana pelo Caminho Natural do Guadiana. Desde o cais mineiro de La Laja, passando pela via verde do antigo caminho mineiro, até à antiga calçada romana de Sanlúcar, iremos acompanhar o Grande Rio do Sul, com espetaculares vistas. Na chegada a Sanlúcar terminaremos com a degustação de uma tapa de cortesia num bar da vila espanhola.
Dificuldade: Média
Distância: 12 kms
Local de encontro: Posto de Turismo de Alcoutim GPS 37°28’17.0″N |7°28’16.9″W
Guiado por: Município de Alcoutim e Fun River
EXPERIÊNCIAS: Rio, fronteira, passeio de barco, vistas panorâmicas, património, degustação gastronómica
Não se esqueça de levar: Protetor solar.
Máximo de participantes: 25
Inscrições : ESGOTADO
09h00 Serro de Panóias- ver, ouvir, cheirar, saborear e sentir
Saída de Pão-duro em direção ao Serro de Panóias, lugar onde se entrecruzam os territórios de Vaqueiros, Martim Longo e Cachopo, e onde vamos desfrutar de uma paisagem ampla que nos transmite tranquilidade e harmonia e onde nos dias claros se avista o castelo de Beja.
De regresso passamos pelo poço velho, barragem do Pão-Duro e pela ribeira da Foupanilha.
Durante o percurso podemos também ouvir, cheirar e sentir a Natureza.
No final teremos oportunidade de conviver com a população do Pão-Duro e saborear os produtos da terra, num piquenique por eles preparado.
Dificuldade: Média
Distância: 8 kms
Local de encontro: Clube de Caça e Pesca do Pão-duro, Vaqueiros GPS 37°23’06.4″N 7°45’02.4″W
Guiado por: Coopduro Cooperativa Agrícola de Rega de Pão Duro
EXPERIÊNCIAS: Serra do Caldeirão, vistas panorâmicas, gentes locais, gastronomia
Não se esqueça de levar: Protetor solar.
Máximo de participantes: 20
Inscrições : https://forms.gle/EKYLrMQUUGnFUyZv5
09h30 A apicultura na serra algarvia
A apicultura é praticada na serra algarvia desde tempos imemoriais.
Venha conhecer de perto esta atividade e caminhar em redor do Monte das Taipas, apreciando a arquitetura serrana, as hortas e a paisagem mediterrânica. As plantas silvestres, como o rosmaninho e a esteva são fundamentais para a exploração apícola. Aqui, o mel destaca -se como produto de elevada qualidade, devido à riqueza da flora serrana e ausência de poluição. Como experiência inesquecível, o caminhante é convidado a vestir um fato de proteção e acompanhar o apicultor a visitar as suas abelhas e a conhecer o ciclo do mel.
A atividade termina, à mesa, num almoço composto por entradas serranas, um prato tradicional acompanhado de sobremesa onde o mel é ingrediente fundamental.
Dificuldade: Média/ baixa
Distância: 7 Kms
Guiado por: Município de Alcoutim e Apicultor local Mário Gonçalves
Local de encontro: Taipas, Vaqueiros GPS: 37o 18’ 55.3’’ N |7o 43’ 00.1” W
EXPERIÊNCIAS: Paisagem, gentes locais, apicultura, gastronomia
Não se esqueça de levar: Roupa larga de cores claras e mangas compridas; botas; fato apícola (se tiver); binóculos; boné ou chapéu de abas largas. Não usar perfumes.
Máximo de participantes: 20
Interdita a crianças com menos de 12 anos; menores de idade terão de estar acompanhados de encarregado de educação.
Inscrições : ESGOTADO
13h30 Caminhar com workshop de pão caseiro- forno a lenha
Caminhada no PR6 – “Memória Viva” dos percursos do Baixo Guadiana, onde se fará uma paragem inicial de 1 hora para a realização da 1ª parte do Workshop, com a preparação da massa para levedar. Enquanto a massa fica a levedar, continua o percurso, com passagem pelas localidades de Laborato e Silgado, proporcionando magnificas vistas panorâmicas e conhecendo o património cultural da zona.
Regresso ao local do workshop, para a 2ª parte com participação no processo de amassar do pão e preparação para ir ao forno de lenha.
Enquanto o pão coze, o grupo terá um momento de degustação gastronómica.
Distância: 12,5 kms
Dificuldade: Média/baixa
Local de encontro: Escola EB123 Prof Joaquim Moreira, Martim Longo GPS: 37°26’31.0″N |7°46’11.8″W
Guiado por: Associação Odiana
EXPERIÊNCIAS: Paisagem, gentes locais, pão de lenha, gastronomia
Não se esqueça de levar: Protetor solar.
Máximo de participantes: 20
Inscrições : https://forms.gle/EKYLrMQUUGnFUyZv5
15h00 Na rota das plantas no sítio do Pontal
Um convite para partir à descoberta de cantos e recantos onde crescem árvores, ervas e plantas que nos despertam os sentidos e nos aguçam o apetite. O sítio do Pontal é uma pérola de biodiversidade que vamos descobrir e partilhar consigo… seguiremos por caminhos de flora espontâneas que irão surpreender a cada instante… junte-se a nós nesta caminhada sensorial.
O percurso inicia-se e termina no miradouro do Pontal, onde será realizada uma degustação de alguns produtos da gastronomia local com plantas usadas nas cozinhas e mezinhas das gentes alcoutenejas.
Dificuldade: Baixa
Distância: Aproximadamente 6 kms
Local de encontro: Miradouro do Pontal, Alcoutim GPS: 37°25’21.3″N |7°27’17.3″W
Guiado por: Quimeras Sortidas
EXPERIÊNCIAS: Rio, vistas panorâmicas, gentes locais, plantas silvestres, gastronomia
Não se esqueça de levar: Protetor solar.
Máximo de participantes: 20
Inscrições : ESGOTADO
21h30 Observar as estrelas de hoje e conhecer os ritos milenares
Percurso noturno circular iniciando na localidade das Cortes Pereiras, no Café Tempero, em direção aos menires do Lavajo com regresso passando pela localidade São Martinho.
No espaço musealizado dos Menires do Lavajo, vamos conhecer estes monumentos megalíticos e a arte que neles foi gravada há mais de 5.000 anos, para depois explorar através de um telescópio o céu noturno de finais de inverno e princípios da primavera.
Dificuldade: Baixa
Distância: 6 kms
Local de encontro: Café Tempero, Cortes Pereiras, Alcoutim GPS: 37◦29’30.75’’N |7◦30’44.34’’O
Guiado por: Município de Alcoutim e Tour Estelar
EXPERIÊNCIAS: Património, noite, astronomia
Não se esqueça de levar: Roupa quente, lanterna e colete refletor.
Máximo de participantes: 20
Inscrições : ESGOTADO
Domingo, 17 de março
08h00 Trilhos de ronda no Guadiana, do Vascão a Alcoutim
Saída de Alcoutim em barco até ao Vascão, onde se inicia o percurso pelas veredas de ronda da guarda-fiscal, junto ao rio Guadiana. Uma caminhada com história e estórias de guardas e contrabandistas, com vistas sobre o Rio Guadiana e sobre Espanha.
Dificuldade: Média
Distância: 12,8Kms
Local de encontro: Posto de Turismo de Alcoutim GPS: 37028’16.9”N |7028’17.1” O
Guiado por: Município de Alcoutim e Fun River
EXPERIÊNCIAS: Rio, fronteira, passeio de barco, património, vistas panorâmicas, estórias do Contrabando
Não se esqueça de levar: Protetor solar.
Máximo de participantes: 25
Inscrições : ESGOTADO
09h00 Caminhada e Workshop – Viçoso
Vamos caminhar o percurso O Viçoso PR5, dos percursos do Baixo Guadiana, com algumas paragens de explicação do património rural construído, como é o caso do Monte Viçoso, em ruína, e do Moinho de S. Domingos.
Após a caminhada que terminará por volta das 12h no mesmo local onde iniciou, teremos um momento de descanso e almoço (pagamento à parte)
Depois do almoço, às 14h, seguiremos para o espaço de turismo rural “Recanto D Aldeia” em Giões, onde será realizado um workshop de ordenha de cabras e processo de fazer queijos, com degustação de produtos locais. Estas 2 atividades serão feitas em grupos de 6 pessoas (devido à dimensão do espaço).
Dificuldade: Baixa
Distância: 11 kms
Local de encontro: Largo da Junta de Freguesia de Giões GPS: 37°28’11.4″N |7°41’40.9″W
Guiado por: Associação Odiana e Recanto da Aldeia
EXPERIÊNCIAS: Património, paisagem, gentes locais, fazer queijo, ordenha de cabra, degustação gastronómica
Não se esqueça de levar: Protetor solar.
Máximo de participantes: 12
Inscrições : ESGOTADO
09h15 GR13.8 – Ligação 8 – Via Algarviana (Vaqueiros) a Martim Longo
Caminhada que inicia pelo Setor 4 da GR13 – Via Algarviana. Iremos em direção a Pão Duro onde a paisagem é dominada por densas áreas cobertas de estevas e pontuais povoamentos de pinheiro-manso. O relevo é acidentado e rico em miradouros naturais da paisagem.
Dali dirigimo-nos até à ponte sobre a Ribeira da Foupanilha e iniciaremos uma subida e depois descida até à ribeira, que se atravessa a vau. Este é um trecho de grande tranquilidade, perfeito para apreciar os cheiros e os sons do ambiente natural que nos rodeia. O percurso leva-nos depois até ao topo dos cerros: aproveitaremos as vistas panorâmicas para fazer uma pausa e recuperar o fôlego. Depois, descemos em direção à Ribeira da Foupana onde a travessia é facilitada pela existência de poldras. Seguimos até Martim Longo, passando pelas povoações de Pêro Dias e Barrada.
No final da caminhada deslocação até o Montinho ou Monte dos Medronhais (a 2,5 kms) para merenda serrana.
Dificuldade: Média/alta
Distância: 18,70 km
Local de encontro: Martim Longo: Sede dos Inter-Vivos – Associação de Jovens do Nordeste Algarvio (antiga Escola Primária), Martim Longo GPS: 37°26’21.7″N |7°46’01.3″W
Guiado por: Associação Almargem
Transfer em minibus no inicio da caminhada de Martim Longo a Vaqueiros, ponto inicial da caminhada.
EXPERIÊNCIAS: Vistas panorâmicas, património, gentes locais, gastronomia
Não se esqueça de levar: Protetor solar, toalha para limpar os pés – caso seja necessário descalçar os sapatos para passar a ribeira.
Máximo de participantes: 20
Inscrições : ESGOTADO
___________________________________________________________________________
Informações e Inscrições:
Custo da Inscrição:
O valor da inscrição para o evento é de 20€ (com IVA).
Pagamentos por Referência de Multibanco (Portugal) e Transferência Bancária (Estrangeiro)
Este valor permite participar em várias caminhadas durante o festival.
Prazo de Inscrição:
As inscrições para as caminhadas devem ser feitas até 11 de março, às 15h00.
Inscrições Online:
Apenas são aceites inscrições online através do link disponível https://forms.gle/EKYLrMQUUGnFUyZv5 .
Após a confirmação da inscrição, os participantes receberão instruções de pagamento via e-mail.
Horário e Tolerância de Espera:
Horário na Hora Portuguesa
A organização aguarda até 15 minutos por participantes antes de iniciar as caminhadas.
Contacto para Informações:
Para informações sobre o festival, utilize os seguintes contactos:
Email: info.festivalcaminhadas@gmail.com
Telefone: +351 281 540 500
Número Mínimo de Participantes:
Cada caminhada tem um limite máximo de participantes que é comunicado na descrição de cada caminhada.
As caminhadas com menos de 6 inscrições serão canceladas e reprogramadas.
O que Levar:
Verifique na descrição de cada caminhada o limite de participantes, o que é obrigatório levar e a experiência que irá vivenciar.
Recomendamos calçado confortável, à prova de água, água, merenda, chapéu, binóculos (se tiver) e máquina fotográfica.
Locais Abandonados:
Não entre em construções em mau estado e em ruínas.
Caminhadas com Apoio de Transfer:
As caminhadas com apoio de transfer estão assinaladas na descrição de cada caminhada. As restantes têm um ponto de encontro com localização GPS indicada.
Condições Climatéricas:
A realização das caminhadas está sujeita às condições climatéricas.
Seguro e Utilização de Imagem:
Todos os participantes inscritos dentro dos prazos estão segurados de acordo com a legislação.
Ao inscrever-se, autoriza a utilização gratuita da sua imagem captada durante o evento para fins de comunicação.
Local: Município de Alcoutim e de Sanlúcar de Guadiana
Organização: Marca de Turismo de Fronteira Alcoutim – Sanlúcar de Guadiana, Município de Alcoutim e Ayuntamiento de Sanlúcar de Guadiana