Desporto

Testes MotoE e Moto3: Garzó e Alonso fecham testes na frente da concorrência

No cair do pano sobre os primeiros três dias de testes do mundial MotoE o espanhol Hector Garzó regressou a casa como o mais rápido dos 18 pilotos que integram o pelotão da classe em 2024 depois de ter realizado a melhor volta no segundo dia.

Este derradeiro dia ficou marcado pela realização de uma simulação de corrida, simulação essa onde o ‘vencedor’ foi o campeão em título, o italiano Mattia Casadei. O italiano terminou na frente de todos os outros no final das sete voltas realizadas ao bater Eric Granado e Kevin Manfredi, os dois pilotos que fecharam o ‘pódio’ e onde Garzó e Spinelli sofreram quedas.

Num dia novamente marcado pela presença da chuva os melhores tempos não foram ‘batidos’ e a maioria dos pilotos aproveitou para testar igualmente com o piso molhado as novidades que a Michelin trouxe até Portimão antes do começo de uma época onde a marca francesa irá mesmo apresentar um novo pneu desenvolvido em exclusivo para esta competição.

Contas feita aos três dias de teste Garzó deixa o Algarve no topo de uma tabela de tempos onde os três mais rápidos conseguiram as suas voltas no segundo dia, sendo igualmente o único a quebrar a barreira do segundo 47 numa passagem aos 4592 metros do Autódromo Internacional do AlgarveNicolas Spinelli foi o segundo mais rápido a pouco mais de uma décima de Garzó, terminando Matteo Ferrari em terceiro a menos de duas décimas do espanhol líder da classificação.

Com diferenças muito curtas entre todos, os dez primeiros ficaram separados por menos de seis décimas de segundo no fecho desta pré-temporada para as MotoE o que deixa antever um arranque emocionante do campeonato no próximo mês de Março no Autódromo Internacional do Algarve.

Tempos combinados (3 dias)
1º Hector Garzó – Dynavolt Intact GP MotoE com 1m46.916s
2º Nicolas Spinelli – Tech3 E-Racing a 0.120s
3º Matteo Ferrari – Felo Gresini MotoE a 0.170s
4º Mattia Casadei – LCR E-Team a 0.315s
5º Óscar Gutierrez – Axxis-MSI a 0.318s
6º Alessandro Zaccone – Tech3 E-Racing a 0.378s
7º Eric Granado – LCR E-Team a 0.397s
8º Kevin Zannoni – Openbank Aspar Team a 0.480s
9º Lukas Tulovic – Dynavolt Intact GP MotoE a 0.491s
10º Miquel Pons – Axxis-MSI a 0.595s

Alonso fecha no segundo 46
Ávido de pista…é o que podemos dizer de David Alonso. Depois de 83 dias sem pilotar a sua moto – jejum longo que terminou no primeiro dia dos testes reservados aos pilotos de Moto3 – o colombiano voltou a mostrar-se como o mais rápido em pista ao longo de todas as sessões realizadas no Autódromo Internacional do Algarve e fechou os dois dias como o mais rápido do pelotão.

Quase sempre primeiro em pista no arranque das sessões e um dos mais activos na contabilidade de voltas realizadas o piloto da CF Moto voltou hoje a ser o mais veloz do pelotão e apenas na primeira das quatro saídas do dia não assinou a melhor volta.

Alonso foi mesmo o único a conseguir quebrar a barreira do segundo 47, primeiro na terceira sessão e mais tarde na derradeira saída do dia, aquela onde foram registados os melhores tempos por volta, fechando o dia com uma melhor passagem em 1m46.690s, uma volta claramente melhor que todos os outros e que deixou o holandês Collin Veijer a quase nove décimas de segundo. Scott Ogden foi o melhor dos pilotos Honda a quase um segundo, diferença que separou Ivan Ortolá, o quarto mais veloz, para Alonso. Na quinta posição terminou Tatsuki Suzuki a pouco mais de um segundo.

De notar que neste teste todos os pilotos e equipas estão igualmente a descobrir os pneus da Pirelli que passam a equipar as Moto3 a partir deste ano de 2024, sendo que a KTM trás também para Portimão uma Moto3 totalmente nova e é também ela alvo de especial atenção por parte das equipas que utilizam máquinas do construtor austríaco – nas suas diversas configurações de marca.

Tempos finais 2º dia
1º David Alonso – CF Moto com 1m46.690s
2º Collin Veijer – Husqvarna a 0.867s
3º Scott Ogden – Honda a 0.955s
4º Ivan Ortolá – KTM a 1.000s
5º Tatsuki Suzuki – Husqvarna a 1.038s