Turismo

1 novo restaurante duas Estrelas destaca-se na seleção do Guia MICHELIN Portugal 2024

Este ano, o Guia MICHELIN Portugal recomenda um total de 167 restaurantes, dos quais 30 são novidades na seleção.

A equipa internacional de inspetoras e inspetores, após ter chegado a um consenso relativamente ao seu veredicto, confirma que Portugal está a viver um momento de grande maturidade culinária. O dinamismo gastronómico salta à vista, por isso, surgem novas aberturas e propostas gastronómicas interessantes em todo o território, e não só em grandes cidades, como Lisboa e Porto.

Ao mesmo tempo, sublinha-se o facto de os jovens cozinheiros que se propõem abrir o seu próprio negócio terem a vantagem de ter sido formados em grandes casas. Também aumentam as colaborações, e nota-se um notável incremento de restaurantes gastronómicos no interior dos hotéis, uma vez que estes estão a realizar que a alta cozinha não é só mais uma oferta no âmbito dos seus serviços, antes um elemento realmente diferenciador.

Gwendal Poullennec, Diretor Internacional dos Guias MICHELIN, declarou, a propósito: “Desde há vários anos que as nossas inspetoras e os nossos inspetores constatam, com satisfação, o auge constante do panorama gastronómico português. Impulsionado, entre outros, por jovens chefs locais, que têm a audácia e a coragem de lançar o seu próprio conceito, assim como por chefs mais consolidados, que há muito estão comprometidos em reescrever a face moderna da cozinha lusófona, este desenvolvimento culinário é, simplesmente, impressionante. Portugal é terra de produtos e tradições arraigados, mas é, também, um destino onde triunfa a criatividade culinária. Com um novo restaurante de duas Estrelas, assim como 4 novos estabelecimentos com uma Estrela, e muitos novos restaurantes recomendados em todo o país, a nossa seleção de 2024 ilustra esta tendência ao mais alto nível».

Mais um restaurante ascende ao seleto grupo dos duas Estrelas MICHELIN

Com a nova incorporação na seleção, e a renovação dos anteriores restaurantes com duas Estrelas, o Guia MICHELIN Portugal 2024 chega a 8 estabelecimentos nesta categoria.

Antiqvvm, Porto

O chef Vítor Matos é o cozinheiro que mais brilha nesta edição; e não é em vão, já que, juntamente com o seu notável trabalho atrás dos fogões do Antiqvvm, devemos destacar que está a viver um momento de grande plenitude culinária, com a abertura de novos negócios, e diversas colaborações sob a sua tutela gastronómica (Blind, Hool, 2Monkeys, Salão Nobre, Onze…).

No Antiqvvm, um restaurante que se destaca pelas suas maravilhosas vistas para o Douro (a partir da varanda), e pela sua singular localização, no mesmo palacete onde se encontra o Museu Romântico, traz à luz toda a sua criatividade, o seu domínio técnico, e a sua bagagem culinária, na hora de trabalhar, mas, também, a sua particular obsessão por oferecer pratos que, sendo originais, resultem naturais e harmoniosos, estando em comunhão com os melhores produtos de temporada. A sua proposta convida os gastrónomos a que deem uma «Volta ao mundo» com o paladar, transcendendo o puramente gastronómico, pois, como o próprio assinala, através dos seus pratos, procura “promover os valores de una cozinha cultural, natural, evolutiva, social e artística».

4 novos restaurantes distinguidos com uma Estrela MICHELIN

O Guia MICHELIN Portugal 2024 confirma o crescimento gastronómico do país, com quatro novas incorporações de duas Estrelas. O total de estabelecimentos nesta categoria ascende a 31.

2Monkeys, Lisboa

Os chefs Vítor Matos e Francisco Quinta revolucionaram a oferta gastronómica lisboeta com este restaurante, situado no interior do hotel Torel Palace Lisbon. Aqui, a experiência assume um novo cariz, ao tentar narrar os sabores de Portugal a partir de uma perspetiva criativa e em torno de uma barra gastronómica, pelo que o ambiente é mais informal, e existe um diálogo constante com o comensal.

Desarma, Funchal

Na açoteia do hotel The Views Baía do Funchal existe um restaurante, com magníficas vistas para o litoral, que liberta originalidade por todos os poros. A proposta do chef Octávio Freitas repensa a experiência culinária como uma imaginária batalha entre os sentidos e cada sabor, exaltando sempre a esplêndida despensa do arquipélago da Madeira.

Ó Balcão, Santarém

Neste estabelecimento, que faz lembrar uma antiga taberna, o chef Rodrigo Castelo defende a essência da cozinha do Ribatejo. A sua proposta destaca o valor dos produtos da região, e busca a autenticidade, centrando o seu trabalho na defesa das espécies de rio autóctones, o que o levou a tomar partido, utilizando, basicamente, as espécies invasoras que desequilibram o equilíbrio natural.

SÁLA de João Sá, Lisboa

O chef João Sá convida os seus comensais, na que considera ser a sua casa, a que descubram outras terras e outros sabores, inspirando-se nas viagens dos portugueses. A sua proposta vai desde os produtos e plantações próximos, muito localizados em Portugal, a outros com um toque exótico, com referências especiais ao mundo asiático. 

8 novos Bib Gourmand e 2 Estrelas Verdes MICHELIN

Se existe uma distinção que apaixona os gastrónomos de todo o mundo, é  dos Bib Gourmand, representada pelo emblemático Bibendum a sorrir. Este prémio, que surgiu em 1997, e ilustra os restaurantes com a melhor relação qualidade/preço, apresenta, em Portugal, 32 estabelecimentos, sendo 8 novidades este ano.

Os novos galardoados com este reconhecimento são: Flora (Viseu), Inato Bistrô (Braga), Norma (Guimarães), Olaias (Figueira da Foz), OMA (Baião), O Pastus (Paço de Arcos), Patio 44 (Porto) e PODA (Montemor-o-Novo).

No que respeita às Estrelas Verdes MICHELIN, a distinção que reconhece as iniciativas ou o compromisso com a gastronomia sustentável, a seleção deste ano apresenta um total de 5 estabelecimentos, dos quais 2 são novidades: o Malhadinha Nova (Albernoa), onde são defendidas as tradições do Alentejo através da aposta na economia circular, e o Ó Balcão (Santarém), que também foi reconhecido, este mesmo ano, com sua primeira Estrela MICHELIN, e surpreende pelo seu trabalho com peixes de rio, tentando manter o equilíbrio fluvial da região, e erradicar as espécies invasoras.

21 novos restaurantes Recomendados 

Esta categoria é a que melhor demonstra que a cozinha lusa vive um momento de esplendor, com muitas aberturas de alto nível gastronómico disseminadas por todo o país. Dos 96 restaurantes Recomendados que surgem no Guia MICHELIN Portugal 2024, é um prazer ver que 21 deles são novidades. Há nomes próprios que exaltam os produtos de proximidade, como o O Palco (Coimbra), ou o Horta (Funchal); opções pensadas para uma escapadela, ao encontrarem-se em hotéis ou belíssimas quintas (Quinta do Tedo Família Geadas, em Folgosa; Bomfim 1896 with Pedro Lemos, em Pinhão; Blind, no Porto; Vinha, em Vila Nova de Gaia…); e propostas capazes de fazer-nos viajar pelo mundo com o paladar, como o Ma (Coimbra), ou o Downunder by Justin Jennings (Lisboa).

3 Prémios Especiais

Existem pessoas e equipas que impressionaram especialmente às inspetoras e os inspetores durante a suas viagens de trabalho, e, portanto, os seus nomes surgiram reluzentes chegado o momento de atribuir os prémios especiais.

Prémio MICHELIN para o Jovem Chef – Entregue pela Makro
Rita Magro, que exerce enquanto chef residente no restaurante Blind, sob a tutela do laureado chef Vítor Matos, chamou a atenção das inspetoras e dos inspetores tanto pela sua proposta, não isenta de personalidade, como pela sua conceção do trabalho diário atrás dos fogões, autoimpondo-se desafios que derivam em constantes melhorias na conceção dos pratos.

Prémio MICHELIN para o Serviço – Entregue por Michelin
O The Yeatman, em Vila Nova de Gaia, com duas Estrelas MICHELIN, é um dos restaurantes mais luxuosos da região do Porto. Aqui é onde brilha o trabalho diário de Pedro Marques, um homem que entende o serviço de sala como uma paixão, e que, com a sua liderança, soube inculcar na sua equipa os valores do ofício para enriquecer a narrativa gastronómica que o chef quer fazer chegar ao comensal.

Premio MICHELIN al Sommelier – Entregado por NX Wines & Spirits
Eleger aquele vinho que casa com um prato, e intensifica os sabores, não é tarefa fácil, e Leonel Nunes, o sommelier do Il Gallo d’Oro (Funchal), com duas Estrelas MICHELIN e uma Estrela Verde, fá-lo na perfeição. A sua capacidade para ampliar a excelsa garrafeira do restaurante com garrafas únicas, e encontrar aqueles vinhos madeirenses que são capazes de contar-nos histórias, permite elevar ainda mais a, já por si, excelente proposta gastronómica do chef Benoît Sinthon, o que o torna merecedor deste reconhecimento.

A seleção de hotéis do Guia MICHELIN Portugal complementa a seleção de restaurantes, e está disponível, de forma gratuita, no site da Internet e na App do Guia MICHELIN. Esta seleção apresenta destinos únicos e realmente emocionantes, tanto em Portugal como no resto do mundo. Cada hotel foi escolhido pela equipa de seleção do Guia MICHELIN pelo seu estilo, pelo seu serviço e pela sua personalidade extraordinários, e todos eles podem ser reservados diretamente no site da Internet e na App do Guia MICHELIN. Alguns dos hotéis mais destacados desta seleção em Portugal incluem pequenos hotéis íntimos com encanto, como o Solar Egaz Moniz Charming House, ou o Sublime Comporta, e estabelecimentos realmente únicos dentro da nossa coleção “Plus”, como o Vila Foz Hotel & SPA, o Tivoli Avenida Liberdade Lisboa, ou o Bela Vista Hotel & SPA. O Guia MICHELIN, uma referência no mundo da gastronomia, estabelece, hoje, um novo padrão para os hotéis. Visite o site da Internet do Guia MICHELIN, ou descarregue a aplicação móvel gratuita no seu telefone, para descobrir todas as seleções do Guia MICHELIN, e reservar hotéis e restaurantes inesquecíveis