Educação

Portimão desenvolve programa que visa melhorar as competências pré-leitoras das crianças

Está marcado para o início deste ano o arranque efetivo do Programa de Promoção de Competências Pré-leitoras, que envolve os cinco Agrupamentos de Escolas de Portimão em contexto de educação pré-escolar, na sequência da parceria estabelecida entre o Município e o Serviço de Psicologia do Departamento de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Algarve (UAlg).

Numa primeira fase, teve lugar uma ação de formação de curta duração, intitulada “Metodologias e ferramentas de promoção de competências pré-leitoras, em contexto de educação pré-escolar”, na qual participaram agentes educativos (educadores de infância, professores, terapeutas da fala e psicólogos), conhecedores da realidade portimonense e que integram as equipas multidisciplinares indicadas por cada Agrupamento de Escolas para ficarem associado ao programa.

Em fase posterior, as equipas multidisciplinares contribuíram para o desenvolvimento deste programa, assegurado por uma equipa da UAlg, estando previsto que o mesmo seja implementado já no início deste ano e envolva um grupo mais restrito de crianças do pré-escolar com 5 anos, no sentido de possibilitar uma avaliação prática do projeto e a inclusão de eventuais ajustes.

A ferramenta, considerada de extrema importância para a preparação da aquisição da leitura e da escrita, será alargada no ano letivo 2024/25 a todas as crianças da faixa etária contemplada que frequentem os Agrupamentos de Escolas de Portimão, com o objetivo de promover um maior sucesso escolar.

Leitura e escrita são fundamentais para o desenvolvimento cognitivo

A materialização do Programa de Promoção de Competências Pré-leitoras teve em linha de conta que a aprendizagem da leitura e da escrita é crucial para o desenvolvimento cognitivo e condiciona toda a aprendizagem, afetando não só o percurso escolar como a aquisição do conhecimento ao longo da vida.

Recentemente, foi publicada a edição 2023 do relatório PISA (Programa Internacional de Avaliação de Alunos), que analisa e compara o desempenho dos alunos dos 81 países da OCDE – Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico em várias áreas, nomeadamente na leitura. Os alunos portugueses obtiveram resultados semelhantes à média em termos de leitura, muito embora estes resultados sejam inferiores aos registados em 2018, com uma descida de 15 pontos.

Os resultados demonstram ainda que, no âmbito nacional, o Algarve é uma das regiões que apresenta resultados médios mais baixos a nível da leitura, o que torna mais oportuna a implementação deste programa nos Agrupamentos de Escolas de Portimão.