Cultura

JAT – JANELA ABERTA TEATRO apresenta a sua mais recente criação em Espanha e na Indonésia

O Colectivo JAT fundado em 2017 em Faro pela dupla Miguel Martins Pessoa, actor e encenador algarvio e Diana Bernedo, actriz e encenadora basca, marcou presença em dois importantes eventos internacionais dedicados ao teatro.

A companhia especializada em Teatro Físico, deslocou-se com o elenco que leva à cena o espectáculo BullDog até Jakarta, capital da Indonésia, no continente asiático, tornando-se a primeira companhia portuguesa a integrar a programação do Festival Teater Jakarta, que assinalou este Novembro a sua 50ª edição.

Os actores André Canário, Diana Bernedo, Fenando Cabral e Tânia Silva desdobraram-se em 11 personagens, no palco do Kecil Teater perante uma plateia esgotada, no dia 27 de Novembro. Depois da actuação teve lugar uma palestra entre os actores e encenadores, Miguel Martins Pessoa e Diana Bernedo, o público presente e o director do festival e do Jakarta Arts Council.

Através do conceito do teatro físico, recorrendo à linguagem corporal como veículo máximo de comunicação e expressão artística, e sem utilização de texto, BullDog comprovou o poder universal do teatro ao conseguir transmitir uma mensagem, nas palavras dos espectadores sobre “Bulling & Love”, em territórios longínquos e com distintas culturas.

Antes deste relevante marco no percurso da companhia portuguesa, o mesmo elenco esteve em cena no Gran Teatro de Cáceres, em Espanha, no âmbito da MAE Agecex – Muestra Ibérica de Artes Escénicas em Extremadura, no passado dia 22 de Novembro. Numa sala cheia, foram muitas as críticas finais de grande entusiasmo.

Esta foi a estreia internacional de BullDog, depois de ter passado por vários palcos portugueses em mais de 12 representações desde a sua estreia.

O JAT segue agora digressão em Espanha neste mês de Dezembro com outro espectáculo, Asas de Papel, estreado em 2020 sobe ao palco em 3 salas de teatro de Madrid, e posteriormente no emblemático Teatro Távora em Sevilha para 5 actuações.

Esta digressão é a consolidação de um extenso, sólido e relevante trabalho desenvolvido na área do Teatro Físico, e que conta com o apoio do Município de Faro e da República Portuguesa – Cultura I DGARTES – Direção-Geral das Artes.