Autódromo Internacional do Algarve regista novos máximos globais
No final de mais um ano marcado por uma intensa ocupação das suas instalações o Autódromo Internacional do Algarve fecha 2023 novamente com cifras recordistas quanto à sua actividade e número de visitantes. Com um vasto programa de corridas realizadas no seu complexo nos últimos 12 meses, aos quais se juntaram igualmente as competições levadas a cabo no Kartódromo Internacional do Algarve, todo o complexo mostrou uma vez a sua importância não apenas como forma de promoção do Algarve e Portugal em todo o planeta mas igualmente a sua relevância para toda a economia da região e do país fruto do elevado número de forasteiros que acompanharam a prova ao vivo.
Com provas de diversos escalões nas duas e quatro rodas de âmbito nacional e internacional o circuito algarvio teve na abertura do campeonato do mundo MotoGP o seu evento maior do ano, capaz de gerar quase 80 milhões de euros de retorno económico directo para o país e um retorno mediático superior aos 200 milhões de euros. Com mais de 123 mil espectadores nas bancadas ao longo do fim-de-semana foi o evento que maior ocupação gerou no circuito ao lado do Mundial Superbikerealizado em Outubro e que levou ao circuito mais de 40 mil espectadores.
‘Os eventos que recebemos ao longo do ano foram mais uma vez avaliados muito positivamenter por parte dos promotores e novamente foram ‘alavanca’ preponderante para a economia da região, do Algarve e também de Portugal, com destaque óbvio para o MotoGP que atingiu cifras recordistas de acordo com o estudo realizado e que mais uma vez comprovou que o Autódromo Internacional do Algarve é um importante activo económico do país e um veículo de promoção do Algarve e do país.’ reforça Paulo Pinheiro, o CEO da Parkalgar.
Racing School
De importância maior na actividade e popularidade do Autódromo Internacional do Algarve, a Racing School voltou a ter um 2023 pleno de actividade e fechou o ano novamente com registos recordistas face a 2022. Quase 5000 foram as pessoas que passaram pela mesma, num total de 2687 experiências e mais de 5 centenas de cursos realizados. Os 103 eventos corporativos foram desenhados e levados a cabo pela equipa da Racing School, tendo os seus veículos cumprido quase 11.000 voltas à pista num total de quilómetros superior aos 49.500.
Além destes números já de si fantásticos a Racing School do AIAorganizou ainda 3 ‘track days’ e outros tantos cursos Moto sempre com forte ligação à Yamaha, tendo os instrutores Auto assumido a responsabilidade de condução de Safety Car em diversas provas por 18 dias do ano 2023.
Marcas como a BMW, Mclaren, Michelin, Mercedes, Bimby ou Repsol, entre muitas outras, estiveram no Autódromo Internacional do Algarve a realizar eventos destinados aos seus funcionários e clientes, com destaque para a marca francesa de pneus que durante mais de 40 dias esteve no Algarve no final do Verão em conjunto com 4000 convidados que descobriram não apenas o circuito mas igualmente toda a região e toda a sua oferta do ponto de vista turístico.
Visitas ilustres
Na longa lista de ‘ilustres’ que passaram pelo Autódromo Internacional do Algarve em 2023 encontramos nomes como os de Valentino Rossi ou Max Verstappen, o primeiro nove vezes campeão do mundo de motociclismo e o segundo tri-campeão do mundo de Fórmula 1 que esteve neste mesmo de Dezembro durante dois dias em pista a preparar a sua equipa de GT’s ao volante de vários carros. Mas em 2023 foram muitos mais aqueles que descobriram ou regressaram ao desafio que é cumprir uma volta rápida no Autódromo Internacional do Algarve, como Juan-Pablo Montoya, Nelson Piquet Júnior, António Félix da Costa, Mick Schumacher, Nicolas Lapierre, Toprak Razgatlioglu, Franco Morbidelli, Lando Norris, Lance Stroll e muitos outros que escolheram as 15 curvas do circuito como cenário para testar e preparar os seus desafios desportivos.
Mas além dos pilotos também marcas e equipas testaram no Autódromo Internacional do Algarve, trazendo até ao sul de Portugal tanto os seus veículos de competição como os modelos de produção. Equipas de Fórmula 1 como a Alpine, Alpha Tauriou Mclaren aqui deram continuidade ao desenvolvimento dos seus monolugares, o mesmo se passando com os vencedores das 24 Horas de Le Mans, a Ferrari, que realizou o seu derradeiro teste antes da prova gaulesa no Autódromo Internacional do Algarve, à semelhança do que fizeram a Peugeot e a própria Porsche que além da equipa do WEC trouxe igualmente ao Algarve a Porsche Experience para um mês de intensa actividade com clientes de todo o mundo num evento que colocou em pista mais de uma centena de veículos. Entre os múltiplos eventos realizados no circuito junto a Portimão também a BMW voltou a escolher o AIA para revelar aos jornalistas os seus modelos.