Palestra de Xadrez “Xadrez – Origem, História, Importância e Beleza” Xadrezista João Carlos Palma Pacheco na Biblioteca Municipal de Lagoa
No âmbito do Dia Mundial do Xadrez, a Biblioteca Municipal de Lagoa recebe, no dia 18 de novembro, pelas 11h00, a Palestra de Xadrez “Xadrez – Origem, História, Importância e Beleza”, pela xadrezista João Carlos Palma Pacheco.
Sinopse: Palesta realizada no âmbito do Dia Mundial do Xadrez, data do nascimento de José Raúl Capablanca, sendo comemorado oficialmente pela FPX, Federação Portuguesa de Xadrez, no dia 19 de novembro. Esta palesta, com o tema “Xadrez – Origem, História, Importância e Beleza“, será realizada por João Carlos Palma Pacheco, bancário, futebolista e xadrezista, que nasceu em Luanda há 58 anos e é residente há 50 em Faro. Trabalhou na banca, no antigo BESCL e no BCP. Jogou em Iniciados no Futebol Clube de São Luís e Juvenis e Juniores no Sporting Clube Farense. Foi Treinador de Futebol de Infantis no Sport Faro e Benfica, e Infantis e Iniciados no Sporting Clube Farense.
Importante jogador do xadrez algarvio, tendo até ao momento 110 vitórias Individuais e 35 por Equipas. É um dos oito jogadores que ganharam Campeonatos Distritais do Algarve nas partidas Clássicas, Semirrápidas e Rápidas.
Já foi Campeão Distrital Absoluto do Algarve, nas partidas Clássicas por duas vezes, nas Semirrápidas por cinco vezes e nas Rápidas por três vezes. Ganhou uma vez o Torneio Nacional de Honra (Faro – Algarve) e por sete vezes o Campeonato Nacional dos Bancários. Representou Portugal em Rimini (Itália 1996) e Limassol (Chipre 2000). Também representou Portugal pelo Inatel na Tunísia em 1998.
Federado há 40 épocas, desde 1984, jogou por seis equipas de xadrez do Algarve: Círculo Cultural do Algarve, Sporting Clube Farense, Sport Faro e Benfica, Associação Desportiva e Cultural de Faro, Loulé ++ Clube Xadrez das Torres do Al-Gharb e Academia de Xadrez do Algarve e ainda pelo Sport Lisboa e Benfica e numa equipa de Espanha, o Club Deportivo de Ajedrez La Redondela em Huelva, Andaluzia.
A palestra é de acesso livre, apenas limitada aos lugares existentes.