Atualidade

Balanço SIRESP Bootcamp em Portimão

Um exercício de simulação de “sismo e tsunami” encerrou a terceira edição do SIRESP Bootcamp.


De 20 a 24 de novembro, o evento reuniu a comunidade de utilizadores da rede SIRESP, representantes da indústria e da academia que, entre outros assuntos, discutiram a evolução das comunicações “missão-crítica” para LTE/4G/5G.   


Ao longo dos cinco dias, o foco esteve na capacitação dos utilizadores, no estímulo à inovação e na realização de exercícios operacionais.

A Presidente da Câmara Municipal de Portimão, Isilda Gomes, presente na sessão de encerramento, destacou o trabalho realizado durante o SIRESP Bootcamp, sublinhando a importância da área das operações de socorro e emergência: “O tempo que medeia o início de um acontecimento e a resposta é fundamental para salvar vidas”. Nesse sentido, reforçou, a interoperabilidade das comunicações de emergência constitui um elemento fundamental para alcançar este objetivo – “nunca teremos uma região verdadeiramente sustentável e resiliente se não tivermos condições para responder às situações que nos são colocadas”. 

Ao longo dos cinco dias de trabalho, o SIRESP Bootcamp envolveu cerca de 300 formandos de 65 entidades – um aumento muito significativo face às duas primeiras edições do evento. No total, 348 profissionais representando 107 entidades fizeram parte no SIRESP Bootcamp, com destaque para os 248 participantes no seminário.