Atualidade

Loulé apresenta plano municipal para a igualdade e não discriminação

O próximo dia 16 de novembro, quinta-feira, ficará marcado pela apresentação do Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação 2023-2026 de Loulé. A sessão acontece no Cineteatro Louletano, a partir das 9h30.

A abertura dos trabalhos, pelas 10h00, será realizada por Marilyn Zacarias, vereadora da Autarquia de Loulé com o pelouro da Igualdade. De seguida, Ana Paixão irá abordar o tema da igualdade, no âmbito da parceria de Loulé na Rede de Autarquias para a Igualdade.

A vertente da cultura também vai estar em foco nesta sessão e o papel da igualdade no mundo artístico será trazido pela voz de Marlene Barreto, atriz e apresentadora, e Ricardo Neves-Neves, encenador e diretor artístico. A moderação estará a cargo de Marinela Malveiro, da Fundação Manuel Viegas Guerreiro.

Às 11h30, será apresentado o Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação de Loulé, bem como os resultados do trabalho realizado até ao momento.

O encerramento acontece às 12h15, com as intervenções de Sandra Ribeiro, presidente da CIG – Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, e Vítor Aleixo, presidente da Câmara Municipal de Loulé.

Recorde-se que, ao abrigo do protocolo celebrado em 2020, entre o Município de Loulé e a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, e renovado no início deste ano, com vista à implementação da Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação 2018-2030 “Portugal + Igual”, foi criada a Equipa para a Igualdade na Vida Local de Loulé, que tem sido responsável pela elaboração e execução do Plano e implementação das ações.

A não discriminação em razão do sexo e igualdade entre mulheres e homens, prevenção e combates a todas as formas de violência contra as mulheres, violência de género e violência doméstica e combate à discriminação em razão da orientação sexual, identidade e expressão de género, e características sexuais são os principais objetivos que norteiam todas estas ações, nomeadamente a promoção da participação coletiva das mulheres e homens na sociedade, de forma a que tenham as mesmas oportunidades e que sejam igualmente reconhecidas.