18 cientistas da UAlg encontram-se entre os mais citados a nível mundial
Segundo a mais recente atualização do ranking “World’s Top 2% Scientists list”, disponibilizada pela Universidade de Stanford (Califórnia, EUA), 18 cientistas da Universidade do Algarve encontram-se entre os mais citados a nível mundial.
A base de dados abrange 22 áreas e 174 disciplinas, apresentando uma seleção dos cientistas cujos trabalhos de investigação publicados aceleraram o progresso nas suas respetivas áreas e influenciaram a produtividade do trabalho de outros investigadores.
A atualização, publicada no passado dia 4 de outubro, utiliza as citações da base de dados Scopus, uma base online internacional de artigos científicos e respetivas citações, em diversas tipologias, para jornais e revistas académicas.
Dos mais de 200 mil investigadores que aparecem nesta lista, e à semelhança do que já tinha sido feito anteriormente, os dados foram compilados em duas listas: uma que permite aferir o impacto ao longo da carreira, onde se destacam 12 docentes/cientistas da Universidade do Algarve, e outra que tem como referência o impacto ao longo do último ano, que contempla 18 docentes/cientistas da Academia algarvia.
Estes resultados contam com a rubrica de um grupo de peritos, liderado por John Loannidis (Stanford University), e fornecem informações padronizadas sobre citações, h-index, hm índex ajustado de coautoria, citações de artigos em diferentes posições de autoria e um indicador composto. A primeira versão foi publicada em 2019, tendo como finalidade a criação de um banco de dados de mais de 100 mil cientistas, disponível ao público, e, desde então, a publicação é atualizada a cada ano.