Cultura

Prometo Viver esgotou Teatro das Figuras

Os conhecidos artistas Miguel Gameiro, Jimmy P, Íris, António Manuel Ribeiro (UHF), Pedro Chagas Freitas, Tozé Santos (Perfume), Mário Augusto (jornalista) e Rita Bulhosa, João Tiago Neto e ArtMusa disseram sim ao “Prometo Viver” que com o seu contributo conseguiu criar um espetáculo único e angariar cerca de 26 mil euros.

As verbas angariadas, conforme anteriormente anunciado, vão ser canalizadas para a aquisição de sete cadeiras de rodas pediátricas, cinco camas articuladas com os devidos colchões anti escaras e uma cama articulada pediátrica, igualmente equipada com colchão cuja entrega aos utentes da APPC será anunciada brevemente.

A associação continua a ter a cultura como ferramenta fundamental para ajudar causas nobres relacionadas com a inclusão e contribuir para a dignidade e igualdade de todos os cidadãos.

O presidente da Associação “Prometo Viver”, Joaquim Terêncio dá como alcançados os objetivos propostos para esta edição em que a associação contou com o apoio das Câmaras Municipais de Faro e de São Brás de Alportel, o alto patrocínio da Presidência da República assim como dos artistas e dos voluntários.

“Apesar de não estarmos na zona limítrofe de um grande centro urbano como Lisboa ou Porto, é sem dúvida extraordinário termos tido o apoio de cinco dezenas de empresas locais, regionais e internacionais”, salientou Joaquim Terêncio sublinhando ainda a honra de contar com a presença da Secretária de Estado da Inclusão, Ana Sofia Antunes na plateia e no palco onde deixou uma mensagem de alento e reconhecimento sobre o trabalho da “Prometo Viver” e do espetáculo solidário em prol da inclusão.

“Uma noite inesquecível em que é difícil destacar momentos, pois todos proporcionaram e contribuíram para este grande espetáculo”, acrescentou.

Não obstante, de curtas-metragens que colocaram o público a refletir sobre a inclusão até à deslocação dos focos do palco para a plateia que Miguel Gameiro provocou para incluir no espetáculo os espetadores com desafios motores assim como a alegria contagiante dos Íris e a atuação inigualável de Jimmy P acompanhado pelo Coro Infantil de São Brás de Alportel, sob coordenação do Professor Ricardo Silva foram momento especiais.

O público teve ainda a oportunidade de conhecer uma exposição de pintura coletiva de arte inclusiva com trabalhos dos utentes da APPC Faro e do jovem artista são-brasense José Eduardo Coelho, em representação do Espaço Inclusão de São Brás de Alportel.

Perante o sucesso do evento e a vontade de prosseguir a missão da “Prometo Viver”, começa já a esboçar-se a terceira edição.