Rota do petisco começa no dia 15 e há 14 casas em Albufeira para saborear excelentes menus por 4 €
Albufeira volta a participar na Rota do Petisco, nesta que é já a 13.ª edição e que arranca na próxima sexta-feira, dia 15. São 14 os espaços de portas abertas para receber até 15 de outubro os apreciadores da boa mesa, nas freguesias de Albufeira e Olhos de Água, Guia e Paderne.
Na freguesia de Albufeira e Olhos de Água pode petiscar nestes estabelecimentos com as seguintes ementas: Solar das Oliveiras – Dom Rodrigo à Chef; Olympique – Tapas de Biqueirão; Sapori di Gelato – Doce do Sul; Taberna Vicentina – Ovos com Farinheira; Veggie Café Albufeira – Tosta com Húmus de Beterraba com sementes e café; Vila Petra – Bucha Tapas & Wine Bar – Brigadeiro de Camarão, por Chef Hugo Martins; Roberto’s Chicken Piri-Piri – Salsicha Barbecue; Bom Apetite – Sopa de Abóbora; Al-Gharb Coffee Roasters – Pão de Banana; Symbiosis Pub & Bar – Quesadilha de Frango; Quinta do Mel – Folhado de Queijo de Cabra.
Já na Guia o roteiro passa pelo Appetito Pizza Bar – Tábua de Queijos e Enchidos; Nau Salgados Dunas Suites – Taco de Porco, couve, e pico-de-galo e sour cream, por Chef Vitor Monteiro.
Em Paderne faz parte da Rota o restaurante e snack-bar Praça Nova – Ovos com Tomate.
Para participar nesta aventura gastronómica, é necessário adquirir o Passaporte da Rota do Petisco nos estabelecimentos aderentes ou nos Postos de Informação da Rota. Este livrete tem um custo de 1,50 euros e é carimbado a cada menu degustado. O Passaporte continua a ser solidário e o processo será ainda mais desafiante e gratificante para as instituições sociais que queiram ser apoiadas, uma vez que os projetos pré-selecionados vão integrar um Bootcamp de Empreendedorismo Social, a realizar pela Teia D’Impulsos.
Nesta 13.ª edição do evento, que pretende promover a restauração e o comércio local, bem como a gastronomia regional algarvia, a Rota do Petisco chega a 176 estabelecimentos de 11 concelhos algarvios, que apresentam propostas gastronómicas nas categorias de “Petisco” ou “Doce”. Dentro da Rota, existem outras “rotas”: a “Rota do Mundo” que consiste numa seleção de pratos típicos de Cabo Verde, Argentina, Perú, México, Turquia, Índia, Tailândia, China ou Japão, uma opção que a organização qualifica como “dar a volta ao mundo sem sair do seu cantinho”. Há, também, uma opção vegetariana, com 15 estabelecimentos na região a servi-la como prato principal e a “Rota dos Chefes”, em que os petiscadores são convidados a degustar a melhor cozinha de autor da região.
Os restaurantes participantes desta edição oferecem um cardápio de iguarias saborosas por valores bastante convidativos, desta forma, o menu Petisco (petisco + bebida) tem um custo de quatro euros e o menu Doce (sobremesa + bebida) são 2,50 euros.
Refira-se que o evento é organizado pela Associação Teia D`Impulsos e conta com o apoio de 11 municípios do Algarve: Aljezur, Vila do Bispo, Lagos, Portimão, Monchique, Lagoa, Silves, Albufeira, Loulé, São Brás de Alportel e Tavira.