Cultura

Orquestra Ligeira do Exército atua em Tavira

No âmbito das comemorações do 18º aniversário da Brigada de Reação Rápida (BrigRR) e do 375º aniversário do Regimento de Infantaria Nº 1 (RI1) realiza-se, no dia 28 de setembro, pelas 21h30, na Praça da República, o concerto da Orquestra Ligeira do Exército sob a direção do Sargento Mor Cândido Manuel Leitão Ameixa.

Do programa consta o seguinte alinhamento:

Bee Gees (Earth wind & fire)

Eye of Tiger (Paul Anka – Matt Amy)

I`ve Got You Under My Skin (Cole Porter – Frank Sinatra)

Can´t By Me Love (Michael Bublé – Daryl McKenzie)

In the Mood (Joe Garland)

Infante (Dulce Pontes)

Onde vais (Bárbara Bandeira e Carminho)

Olá Solidão (4 e Meia)

Flor sem Tempo e Depois do Adeus (Paulo de Carvalho)

Canções do Festival

Humbug (Don Sebesky)

Music (John Miles)

Bee Gees Medley (Bee Gees)

Bruno Mars

Coldplay

Heróis do Mar

A Orquestra Ligeira do Exército (OLE) iniciou a sua atividade em 1976, tendo sido designada oficialmente, em 1979, para representar o Exército Português, colaborar com outros ramos das Forças Armadas, assim como com entidades e organismos civis.

A sua estrutura, em género de Big-Band, é composta, atualmente, por cinco saxofones, quatro trombones, três trompetes (fliscorne), um teclado, duas violas, bateria, percussão e três vocalistas. Ao longo dos anos, tem-se apresentado, assiduamente, nas mais prestigiadas salas de espetáculos do país e com os mais variados artistas e convidados do panorama musical nacional e internacional.

A OLE tem procurado incrementar o gosto pela música nacional, desenvolvendo para o efeito um trabalho de recolha, instrumentação e difusão de temas de raiz popular. O seu currículo não se resume às fronteiras nacionais, tendo já efetuado múltiplos concertos no estrangeiro, especialmente dirigidos às comunidades portuguesas e Forças Nacionais destacadas.

Esta formação musical tem dois registos discográficos e foi agraciada com a medalha de Serviços Distintos Grau Ouro.

Acerca do Sargento Mor Cândido Manuel Leitão Ameixa

Natural de Beja, iniciou os estudos musicais desde cedo. Começou na prática de teclado, foi organista e concluiu o curso de piano, guitarra, direção coral, análises e técnicas de composição, na Academia de Amadores de Música em Lisboa.

Em 1988, iniciou o seu percurso militar, tendo integrado a Banda Militar da Região Militar do Sul de Évora.

No ano seguinte, integrou a Orquestra Ligeira do Exército e dedicou-se ao Curso de Formação de Sargentos Músicos. Após a sua conclusão, foi colocado como guitarrista na Orquestra Ligeira do exército (OLE), função que desempenhou até julho de 2016, assumindo, posteriormente, a função de pianista e diretor musical.

Docente da UPM/IUM no 45.º Curso de Formação de Sargentos Músicos, em 2017 (piano) e do 50.º Curso de Formação de Sargentos Músicos, em 2022 (guitarra).

Ao longo da sua carreira como músico, tem também participado e colaborado com vários músicos e cantores do meio civil.

Dirige, desde 2017, a Orquestra Ligeira do Exército.

É condecorado com a Medalha de Mérito Militar 4ª Classe, Medalha Dom Afonso Henriques 4ª Classe e as Medalhas de Comportamento Exemplar (Ouro e Prata).

Durante o seu percurso, frequentou diversos cursos e licenciou-se em Direito, na Universidade Lusíada de Lisboa.