Jornadas europeias do património vão ter viagem ao passado de Loulé e Quarteira
As atividades incluídas no programa das Jornadas Europeias do Património’23 prosseguem nos dias 21 e 23 de setembro, com uma imersão no passado de Loulé e Quarteira.
Esta quinta-feira, pelas 18h00, o Museu Municipal de Loulé convida o público a embarcar numa emocionante jornada ao passado, desvendando os segredos dos Banhos Islâmicos e Casa Senhorial dos Barreto, dois momentos históricos reunidos num Monumento Nacional de inestimável valor patrimonial e simbólico para a cidade de Loulé.
Durante a visita orientada por Daniela Grelha, será possível mergulhar na história de uma cidade islâmica e de um Hammam, um edifício de banhos públicos que desempenhou um papel fundamental na vida quotidiana da época islâmica. Além disso, os participantes terão a oportunidade de explorar mais sobre a sua ocupação posterior como Casa Senhorial dos Barreto e descobrir como era a vivência neste espaço.
Inscrições e mais informações através do telefone 289 400 953.
No dia 23, às 18h30, tem lugar no Centro Autárquico de Quarteira, uma conferência sobre os achados arqueológicos e naufrágios no mar de Quarteira “Entre marcas de pesca e o património cultural subaquático: a arqueologia no mar de Quarteira”.
Os oradores Pedro Barros e Felizardo Pinto guiarão os participantes numa exploração sobre os segredos submersos do “Mar de Quarteira”. Por muito tempo, documentos escritos, mapas e gravuras têm contado a história de naufrágios nesta região, mas é o conhecimento e as memórias dos pescadores e mergulhadores locais que têm revelado um vasto Património Cultural Subaquático.
A comunidade marítima de Quarteira tem partilhado as suas memórias sobre a toponímia do mar, o seu conhecimento sobre as marcas de “cascos” e a sua sensibilidade ao recuperar e doar peças arqueológicas aos Museus. Alguns desses locais e objetos tornaram-se foco de pesquisas e estudos arqueológicos, fornecendo uma visão única do passado desta região.
A conferência visa sistematizar toda a informação arqueológica, desde a época romana até os dias de hoje. Serão abordados achados isolados recolhidos nas redes de pesca, bem como sítios arqueológicos de naufrágios de embarcações, acidentes aéreos e sítios afetados pela regressão da linha de costa do “Mar de Quarteira”, desde o Cabo de Santa Maria (Faro) à Ponta de Alfanzina (Lagoa).
Seguidamente, às 19h30, realiza-se uma visita comentada à exposição “Com os Pés na Terra e as Mãos no Mar – 6000 anos de História de Quarteira”, desvendando-se mais sobre as riquezas subaquáticas da história e do património cultural da região.