Atualidade

Dia nacional da sustentabilidade é celebrado pela primeira vez e Loulé junta-se à efeméride

Esta segunda-feira, 25 de setembro, celebra-se pela primeira vez o Dia Nacional da Sustentabilidade, efeméride criada para reafirmar a importância da implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Organização das Nações Unidas em Portugal.

A data, instituída na Resolução do Conselho de Ministros n.º 56/2023, publicada a 9 de junho de 2023, corresponde ao aniversário (oitavo) da aprovação pelos líderes mundiais da resolução da ONU intitulada “Transformar o Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”. Aí são estabelecidos os ODS, desdobrados em 169 metas, com o propósito de apoiar um crescimento sustentável, regenerativo e inclusivo, enfatizando que ninguém deve ser deixado para trás.

Loulé junta-se, assim, a esta celebração, realçando o trabalho que tem sido desenvolvido pelo Município na integração da agenda mundial nas suas políticas públicas. Um dos destaques foi a adesão à Plataforma ODSlocal, em 2018. Desde aí o trabalho desenvolvido pela Autarquia, em estreita parceria com o consórcio da Plataforma ODSlocal (CNADS – Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável, o OBSERVA – Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Lisboa, o MARE da Universidade Nova de Lisboa e a 2adapt), tem permitido territorializar os ODS no concelho de Loulé (https://odslocal.pt/loule).

No ano em que estamos a meio caminho entre o lançamento da Agenda 2030, proposta pela ONU em 2015, e o seu horizonte temporal (2030), o tema da territorialização dos ODS tem ganho cada vez mais atenção, referindo-se ao processo de adaptação, implementação e monitorização dos ODS ao nível local. Com o objetivo de partilhar a experiência da abordagem da Plataforma ODSlocal desenvolvida colaborativamente com o Município de Loulé, foi elaborado, em parceria entre estas entidades, o relatório “Territorializando os ODS: Processo Colaborativo Entre A Plataforma Odslocal E A Autarquia De Loulé” que pode ser consultado aqui.

Recorde-se que Loulé tem também um papel de destaque na Secção de Municípios para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Associação Nacional de Municípios Portugueses, criada em 2022, da qual o autarca Vítor Aleixo é presidente. A criação desta Secção contribui para o diálogo, troca de experiências e partilha de soluções em torno de um referencial de ação comum, a Agenda 2030, em relação ao qual as autarquias locais têm um papel e uma responsabilidade essenciais.

“É este caminho que pretendemos continuar a traçar, em prol dos ODS, apostando na monitorização, de forma a podermos ‘medir os resultados’ e mapear práticas inovadoras e sustentáveis que, tanto as autarquias como a sociedade civil e as empresas, estão a implementar”, assumem os responsáveis municipais.

Todos poderão participar ativamente neste desafio e carregar os seus projetos em https://odslocal.pt/.