Atualidade

CCDR Algarve promove seminário sobre inovação na dieta mediterrânica

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, I. P., em parceria com o Município de Tavira e a Direção Regional de Agricultura e Pescas (DRAP) do Algarve, promove um seminário sobre “Inovação na Dieta Mediterrânica”, no dia 7 de setembro, pelas 14h30, no contexto da IX Feira da Dieta Mediterrânica, nas instalações do Centro de Experimentação Agrária de Tavira (CEAT).

Integrado nas comemorações do 10.º Aniversário da inscrição da Dieta Mediterrânica como Património Cultural Imaterial pela UNESCO, este seminário contará com a apresentação de um conjunto de projetos sobre inovação em produtos agroalimentares, com intervenções de Pedro Valadas Monteiro e João Cassinello (DRAP Algarve), Hugo Barros (CRIA da Universidade do Algarve), Nuno Alvarenga, Nelson Pereira e Marta Abreu (INIAV – Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I. P.) e Maria da Graça Pacheco Carvalho (Instituto Politécnico de Portalegre), entre outros, nos termos do PROGRAMA anexo.

Este será igualmente o momento de avaliação do Plano Regional de Ação e Salvaguarda 2018-2021, por Artur Gregório (Associação In Loco) e de apresentação da Agenda da Dieta Mediterrânica, por representante da CONFAGRI, e do NOVO Plano de Atividades 2023-2027, por Ana Freitas (Vice-Reitora da Universidade do Algarve), que brevemente entrará em consulta pública.

Com este NOVO plano pretende-se identificar as intervenções objeto de consenso regional e transversal ao território, estruturantes no âmbito do Programa Regional ALGARVE 2030, mantendo a Dieta Mediterrânica como elemento-chave na estratégia regional de especialização inteligente (RIS 3 Algarve).

A sessão será encerrada por Pedro Monteiro, Diretor da DRAP Algarve, André Gomes, Presidente do Turismo do Algarve, Paulo Águas, Reitor da UALG, José Apolinário, Presidente da CCDR Algarve e do Programa Regional ALGARVE 2030, Ana Abrunhosa, Ministra da Coesão Territorial, e Ana Paula Martins, Presidente da Câmara Municipal de Tavira, seguindo-se a inauguração da Feira na Baixa de Tavira.

O programa do evento inclui no período da manhã uma visita guiada às Coleções de Fruteiras Tradicionais do Algarve (9h30) e à exposição «O Posto Agrário de Tavira» (11h30). Ambas as visitas, são de entrada livre, não sendo necessária inscrição prévia.

As inscrições para o Seminário são abertas ao público em geral, condicionadas à capacidade da sala, devendo ser efetuadas AQUI.