Foto: Jorge Gomes - Click Time Photo®©
Atualidade

Inauguração de estrutura social de apoio à infância e terceira idade dos Olhos de Água

Ontem ao final da tarde foi inaugurado a Estrutura Residencial para Pessoas Idosas, Centro de Dia, Serviço de Apoio Domiciliário e Creche de Olhos de Água, contou com numerosa população, que passa a ter já a partir do dia 1 de setembro uma nova creche em funcionamento. A Creche tem capacidade para 46 crianças, enquanto as restantes valências podem acolher um total de 132 utentes: 57 idosos (ERPI), 35 idosos (em Centro de Dia), mais 40 utentes do Serviço de Apoio Domiciliário. A gestão do espaço, cuja primeira pedra foi lançada a 28 de maio de 2020, fica a cargo da Santa Casa da Misericórdia, entidade com qual o Município assinou um protocolo para o efeito logo após a bênção das instalações pelo pároco de Albufeira e Olhos de Água, o Pe. Flávio Martins. Refira-se que apenas a Creche vai funcionar já em setembro, com vista a colmatar as necessidades mais prementes, sendo que as restantes valências prevê-se que abram a partir de Janeiro, uma vez que ainda falta assinar o Acordo de Cooperação com a Segurança Social. Trata-se de um investimento do Município de cerca de cinco milhões e oitocentos mil euros, dos quais cerca de um milhão e meio foi comparticipado por fundos comunitários (CRESC Algarve 2020, Portugal 2020 e União Europeia através do FEDER). Com uma volumetria de 3.880,72 metros quadrados, distribuídos por duas áreas distintas: uma destinada exclusivamente a Creche e outra ao Centro de Dia e Estrutura Residencial para Idosos (ERPI), ambas com entradas independentes, esta estrutura dispõe ainda de uma área de 1350 metros quadrados de área exterior, onde constam uma horta biológica, parques infantis e jardins de repouso. O projeto foi elaborado por Marco Caldeira e a construção ficou a cargo da empresa Telhabel – construções SA.

O presidente da Câmara Municipal de Albufeira mostrou-se muito satisfeito com esta nova obra social, lamentando a demora e a burocracia existentes, que impedem uma resposta mais célebre às necessidades sentidas pelos cidadãos. José Carlos Rolo referiu que Albufeira é um concelho em constante rejuvenescimento, com crescimento significativo da população, o que leva ao aumento das necessidades de equipamentos deste tipo, nomeadamente no que se refere a creches, jardins-de-infância, escolas, residências para idosos e apoio domiciliário, uma vertente extremamente importante”. A Inauguração deste equipamento social que junta as valências de Estrutura Residencial para Idosos, Centro de Dia, Serviço de Apoio Domiciliário e Creche é uma mais-valia para o concelho, destaca. O autarca sublinha que estes equipamentos são muito necessários em todas as freguesias, pelo que “dentro em breve vamos ter mais um equipamento em Fontainhas e temos, também, em curso outro equipamento semelhante, neste momento em fase de projeto, de forma a minimizar as necessidades crescentes de equipamentos na área social”. José Carlos Rolo concluiu a sua intervenção referindo que “o foco de tudo isto está, naturalmente, nas pessoas”.

No uso da palavra, a provedora da Santa Casa da Misericórdia fez notar que não obstante da sua grande satisfação, novos desafios carecem de resposta. A conjuntura demográfica exige mais camas para residência de seniores, urge uma maior resposta para o descanso do cuidador, pelo que não desistirá de ter “um Centro de Noite”, bem como de carrinhas de transporte suficientes e adaptadas e outros recursos, nomeadamente tecnológicos. Um dos problemas que Patrícia Seromenho apontou foi o da falta de recursos humanos, pelo que procura ainda duas educadoras de infância, bem como de trabalhadores para a área dos idosos. Para o efeito, espera poder contratar e dar formação a novos recursos humanos, na medida em que “apesar de a equipa estar quase concluída”, o seu objetivo de “retardar o envelhecimento e reabilitar a saúde” traz novas exigências.

A acompanhar as cerimónias da manhã e da tarde, esteve José Apolinário, presidente da CCDR Algarve, que disse estar muito satisfeito com a forma como Albufeira utilizou os fundos comunitários, na medida em que se trata de “um projeto com dimensão de proximidade, perto dos cidadãos”. Salientou ainda que Albufeira aumentou um por cento a sua população nos últimos dois anos. “Parabéns pela magnitude e qualidade desta obra, que é seguramente um bom investimento comunitário”. Entre outros, marcaram presença nesta inauguração a diretora do Centro Distrital da Segurança Social de Faro, Margarida Flores, bem como o Vice-Presidente da União das Misericórdias Portuguesas, Caldas de Almeida, entre outras personalidades.