Orquestra ligeira do exército apresenta-se em Albufeira com Viviane para um espetáculo memorável
O Concerto de Verão da Orquestra Ligeira do Exército (OLE) regressa a Albufeira no próximo dia 22 de julho, sábado, às 22h00, naquela que é a sua segunda apresentação na Praça dos Pescadores.
Neste ano de 2023 a Orquestra, que conta com a participação especial da cantora Viviane, uma das vozes do Algarve que se deu a conhecer nos Entre Aspas, promete um espetáculo repleto de boa música, boa disposição e rigor técnico irrepreensível.
Viviane vai dar voz a três temas: “Onde Vais”, de Bárbara Bandeira e Carminho; Barco Negro, de Amália Rodrigues e Criatura da Noite dos Entre Aspas e Viviane. O programa incluiu, ainda, outros temas e outras vozes, nomeadamente “Intro” (voz) João de Campos/Lina Rodrigues/Renata Marinho, uma música dos Bee Gees/Earth Wind & Fire; “Eye of the Tiger”, interpretado por Lina Rodrigues, de Paul Anka e Matt Amy; “I`ve Goy You Under My Skin” (voz) João de Campos e Renata Mourinho, de Cole Porter/Frank Sinatra; “Can´t Buy Me Love” (voz) João Campos, de Michael Bublé; “In The Mood”, de Joe Garland; “Infante” (voz) de Renata Marinho, de Dulce Pontes; “Flor Sem Tempo e Depois do Adeus” (voz) João Campos, de Paulo de Carvalho; “Olá Solidão” (voz) Lina Rodrigues e Renata Marinho, de 4 e meia; “Canções do Festival III” (voz) João de Campos/Lina Rodrigues/Renata Marinho; “Humbung”, de Don Sebesky; Bee Gees Medley (voz) João Campos/ Lina Rodrigues/Renata Marinho, dos Bee Gees; “Bruno Mars” (voz) João de Campos/Lina Rodrigues/Renata Marinho, de Bruno Mars; Coldplay (voz) Lina Rodrigues/Renata Marinho, dos Coldplay e “Queen” (voz) João de Campos/Lina Rodrigues/Renata Marinho.
Refira-se que a Orquestra Ligeira do Exército, que tem sede em Paço de Arcos, iniciou a sua atividade em 1976, sucedendo a um agrupamento musical militar criado na Região Militar de Lisboa que, no início dos anos 70 fez furor no programa radiofónico da RDP “Alerta Está!”. Três anos depois, foi oficializada para poder representar o Exército Português e colaborar com outros ramos das Forças Armadas e com entidades e organismo civis, sendo atualmente dirigida pelo Sargento Mor Cândido Manuel Leitão Ameixa.
Ao longo dos anos tem-se apresentado assiduamente nas mais prestigiadas salas de espetáculos do país e com os mais variados artistas e convidados do panorama musical nacional e internacional. O seu currículo não se resume às fronteiras nacionais, tendo já efetuado múltiplos concertos no estrangeiro, especialmente dirigidos às Comunidades Portuguesas e Forças Nacionais Destacadas.
Executando composições de música ligeira, a OLE tem procurado incrementar o gosto pela música nacional, desenvolvendo para o efeito um trabalho de recolha, instrumentação e difusão de temas de raiz popular, sendo hoje considerada uma verdadeira «embaixadora» do Exército Português junto da sociedade civil, contribuindo, desta forma, para a afirmação e valorização do nosso património cultural.