Igreja matriz de Albufeira acolhe concerto dos “Algarve camerata”
“Algarve Camerata” é o nome do projeto cultural que se irá apresentar no próximo dia 8 de julho, sábado, às 22h00, na Igreja Matriz em Albufeira, para um momento que promete uma experiência enriquecedora para os amantes de música clássica.
Do programa consta um excelente reportório, sob a direção de João Miguel Cunha. Num primeiro momento, será apresentada a composição de Max Reger (1873/ 1916) – Andante Lírico; de seguida, João Pedro Cunha interpreta um concerto para Violino e Orquestra em mi menor OP. 64 de Félix Mendelssohn. O programa termina com Rondo K. 485 em Ré Maior W.A. Mozart (1758/1791).
A Algarve Camerata é uma Orquestra de Câmara, fundada em 2016 e é composta por músicos profissionais algarvios ou residentes. Tem como base cerca de uma dezena de músicos, convidando, por norma, um solista para cada um dos seus concertos.
Neste concerto, sob a direção de João Miguel Cunha, temos nos Violinos 1ºs : Pedro Sá, Romeu Madeira e Federica Acetosi; nos Violinos 2ºs: Catherine Francis e Esmeralda Martins; na Viola, Martin Turnlund; nos Violoncelos: Gabriela Magalhães e Catarina Putzger e no Contrabaixo, Bruno Martins.
Refira-se que a Orquestra já atuou nos principais concelhos do Algarve, com solistas e maestros de renome internacional como Richard Galliano, Adrien Rodriguez, Gonçalo Pescada, Handel Cecílio, João Cunha, entre outros. Em 2022, por iniciativa do músico João Miguel Cunha, e por meio de patrocínio privado, deu início a uma série de concertos com o título ‘Algarve Camerata em residência…”. Nesse ano, atuando nas duas principais igrejas de Lagos, apresentou sete programas diferentes, tendo tido como solistas, entre outros, executantes de flauta, fagote, marimba e violoncelo.
Em Maio deste de 2023 deu início à temporada de Primavera/Verão que se estenderá até ao final deste mês de Julho.